Notícias

SAMAE restaura e reforma base de sustentação dos tanques da ETE I

ZELO E SEGURANÇA
SAMAE revitaliza e reforça base de sustentação dos tanques da ETE I

Araranguá

Inaugurada em 7 de dezembro de 2016, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE I), na Rua Albino Pereira de Souza, Bairro Urussanguinha, está recebendo manutenção e melhorias. Logo na chegada é possível observar que com a realização de jardinagem e urbanização, o espaço está mais aconchegante.

Na tarde desta sexta-feira, dia 15, o diretor administrativo Elton Pacheco e o controlador interno do SAMAE estiveram supervisionando os trabalhos na ETE I. ‘Por questões de segurança e preservação do patrimônio público, a prioridade é revitalizar e reforçar as bases de sustentação dos noves tanques usados para o tratamento do esgoto’, observa Elton. Em vários pontos, estas estruturas de metais estão avariadas e enferrujadas pelo desgaste natural do tempo e contato direto com o solo excessivamente úmido.

Cada tanque possui oito bases de sustentação de metal ocas, por isso, o SAMAE está providenciando a restauração, bem como o preenchimento delas com ferragem e concreto. O trabalho é feito pelos próprios servidores da autarquia. Ao todo serão revitalizados e reforçados nove tanques de fibra, cada um deles pesa seis toneladas, possui 3,20 metros de diâmetro, 9,60 metros de comprimento e capacidade de armazenamento de 80 mil litros.

A ETE trabalha por gravidade, ou seja, a rede inicia no ponto mais alto e desce até o ponto mais baixo, onde é recalcado novamente pelo mesmo processo até chegar à estação de tratamento. Ali, o esgoto captado por tanques é submetido a uma série de etapas que incluem floculação, separação de impurezas e filtragens até que a água poluída esteja apta a ser devolvida sem ser uma ameaça à saúde e ao meio ambiente. A ETE I atende os bairros Urussanguinha, Alto Feliz e parte do Centro.
O SAMAE mantém, ainda, no Parque Alvorada a ETE II, que beneficia moradores da comunidade anfitriã, mais Coloninha e Bairro Vila São José.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR