Notícias

Dia do Colono e do Motorista: conheça Evaldo

DIA DO MOTORISTA E DO COLONO
Em nome de Evaldo Alves Machado, SAMAE parabeniza trabalhadores

Araranguá

Em seu quadro de colaboradores, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) tem cinco motoristas: Erich Geogenes Soares Inácio, Renato Martins, Paulo César dos Anjos Gomes (Paulinho), Nilton de Carvalho Gomes (Kiki) e Evaldo Alves Machado. Eles contribuem para o desenvolvimento e intercâmbio entre os diferentes setores da autarquia, abreviando distâncias e literalmente colocando “pé na estrada”, seja transportando mercadorias ou pessoas por diversos lugares. Consciente da sua importância, o SAMAE parabeniza estes profissionais, pois 25 de julho é o Dia do Motorista.

Hoje também é celebrado o Dia do Colono. Entre os motoristas do SAMAE, Evaldo Alves Machado, tem duplo motivo para comemorar, pois até os 17 anos de idade trabalhou na lavoura. ‘Ao lado da família, cujos progenitores são Gerôncio João Machado e Elza Alves Machado semeamos, cultivamos e colhemos fumo, mandioca, arroz e feijão. Era um tempo difícil, mas ao mesmo tempo prazeroso, pois ali aprendi a ser humilde, disciplinado, sincero e perseverante’, comenta. A atividade auxiliava na subsistência e também incrementava a renda da família. A propriedade da família ficava localizada na localidade de Campinho. Enquanto a mãe dele, dona Elza, já faleceu, o pai Gerôncio reside na comunidade de Sanga da Areia, interior de Araranguá e narra belas resenhas sobre o tempo da roça.

Evaldo é motorista do SAMAE desde 6 de abril de 1998, quando conquistou aprovação em concurso público. Em seu currículo profissional, também consta uma passagem de 15 anos como motorista efetivo na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Agência de Caxias do Sul. Casado com Alda Sbrizza Costa Curta, com que tem os filhos Álvaro e Renata, o motorista revela que exerce a profissão que escolheu e gosta: ‘Na data de hoje gostaria de externar minha gratidão a Deus, aos colegas, a família e a direção do SAMAE. Sinto-me feliz’, afirma.

SAIBA MAIS:
Em 25 de julho é festejado o dia de São Cristóvão, protetor dos motoristas, caminhoneiros, taxistas e de todos os transportadores, de acordo com a tradição católica. No dia 21 de outubro de 1968, por meio do Decreto nº 63.461, o Dia do Motorista foi instituído o Brasil.

A data de 25 de Julho também foi designado como Dia do Colono, em 1968, com a criação da Lei Federal nº 5.496, de 5 de setembro daquele ano. A data, entretanto, já era conhecida fazia um bom tempo, pois desde 1924, quando estava ocorrendo as comemorações do centenário da vinda dos alemães para o Rio Grande do Sul, foi reconhecida e usada para celebrar os colonos, principalmente os de origem germânica.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR