Notícias

Leituristas/motociclistas do SAMAE contam sobre rotina profissional

DIA DO MOTOCICLISTA
SAMAE destaca trabalho dos leituristas, que utilizam o veículo no dia a dia

Araranguá

O Dia Nacional do Motociclista é comemorado em 27 de julho. A data reverencia a todos os que, profissionalmente ou por hobbie, pilotam motocicletas. No Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) há seis leituristas, que diariamente utilizam o veículo de duas rodas para fazer o registro do consumo e entregar as faturas nas unidades consumidoras. São eles: Eduardo Cândido dos Santos, Gilliard Fernandes Teixeira, Adriano Laranjeira (Laranjinha), Fernando Messias Cardoso do Nascimento, Paulo Ovílio Moraes de Oliveira (Paulinho) e Maurício de Jesus.
Desde grupo, o mais longevo no SAMAE é Adriano, Laranjinha, que ingressou na autarquia em 13 de maio de 1999, após aprovação em concurso público.

PIONEIRO
Ele foi o primeiro leiturista da autarquia a usar motocicleta no trabalho, o que ocorreu em 2002. ‘Na época, nosso diretor geral era o saudoso Eduwiges Jovelino Pires, que autorizou a aquisição do veículo e ainda agilizou para que pudesse fazer o treinamento e conquistar a Carteira de Motorista’, revela.
Segundo o leiturista, ele e seus colegas visitam em média, 200 imóveis por dia, entre segunda e sexta-feira. “O uso da moto dinamizou nosso serviço. No meu caso faço medições e entrego faturas de água e esgoto nos bairros Mato Alto, Coloninha, Vila São José, Urussanguinha, Coloninha, Cidade Alta e Divinéia. A atividade profissional é desempenhada independente da estação e do clima. Agradeço ao SAMAE por oferecer boa estrutura, a população pela compreensão, aos colegas pela parceria e a Deus, por ter me protegido’, comenta.

SAIBA MAIS:
A data surgiu a partir de uma tentativa da Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM) de estipular um dia comemorativo oficial para os motoqueiros.
Em 27 de julho de 1974, morria o motociclista e mecânico da Honda Marcus Bernardi, que era bastante querido por todos. Por sugestão de Rogério Gonçalves - proprietário da Concessionária Honda de Sorocaba, São Paulo - o deputado Alcides Franciscatto, em 1984, propôs que o Dia do Motociclista fosse comemorado em 27 de julho, em homenagem ao ex-mecânico.
A ABRAM decidiu por escolher esta data, entre todas as outras, como a oficial da Associação.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR