Notícias

Comunidade do Morro dos Conventos recebe nova ETA neste sábado

Neste sábado, dia 17, às 9h30min, o Serviço Municipal de Água e Esgoto de Araranguá (SAMAE) entrega mais uma grande obra à comunidade araranguaense. A nova e moderna Estação de Tratamento de Água (ETA) do Balneário Morro dos Conventos atenderá ainda Manhoso, Paiquerê e Canjiquinha.  


O SAMAE de Araranguá administra cinco Estações de Tratamento de Água (ETAs), no Morro dos Conventos, Lagoa da Serra, Açude Belinzoni, Ilhas e Espigão da Pedra. A ETA I atuará de forma diferenciada, pois será praticamente automática. “É uma estação totalmente moderna, onde ela trabalhará com pouco influência do operador, ou seja, ela atua de forma automatizada, lavando sozinha os filtros, e efetuando o descarte de lodo no decantador e dosando os produtos químicos. O operador será responsável por colocar o produto químico no reservatório de solução e fazer as análises obrigatórias e rotineiras, bem como, acionar os motores de captação e recalque, o restante ela fará sozinha”, detalha o Engenheiro Químico do Samae, Mário Copetti.


A Estação é feita de aço carbono, que tem uma durabilidade muito maior, ainda mais por ser tratar de um balneário, onde o ambiente é mais agressivo. “A capacidade dela será ainda maior que a antiga. Atualmente a ETA trabalha com 100m3 por hora, essa nova, o projeto final é para 250m3 por hora”, frisou Mário. 


Investimentos


Segundo o Diretor Geral do Samae, José Hilson Sasso, os investimentos na ETA I são de cerca de R$ 2 milhões, isso em toda a obra, desde a aquisição do terreno, instalação da ETA, e acabamento de infraestrutura interna como calçamento, pintura e iluminação.


A área total é de cerca de 2 mil metros quadrados, e a unidade é composta por: captação; calha parschall; floculadores; decantador, filtros, cisterna e casa de bombas de recalque. E tem ainda a casa de química que é composta por controle de qualidade, laboratório e tratamento químico.


            Futuro


A ETA I foi projetada visando o crescimento do Morro dos Conventos, pois ela garantirá o abastecimento mesmo diante do aumento populacional das comunidades beneficiadas. “É uma moderna estação na qual foi planejada pensando no futuro do Morro dos Conventos, pois temos certeza que o local que já é explorado turisticamente será ainda mais. E o Samae tem essa missão, de contribuir com o desenvolvimento da cidade”, comentou o diretor Sasso.


Ele salientou que que mais uma vez o Samae demonstra o compromisso com os araranguaenses, atendendo todas as comunidades. “Convidamos a todos que prestigiem esta inauguração. Será um dia histórico para a comunidade. Estamos contentes em atender e levar qualidade de vida, através da água de qualidade para os araranguaenses”, finalizou Sasso.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR