Notícias

SAMAE realiza limpeza nas Estações Elevatórias de Esgoto

PREVENÇÃO
SAMAE realiza limpeza nas Estações Elevatórias de Esgoto

Araranguá

Por decisão da direção administrativa do SAMAE, a equipe de jardineiros/motoristas trocou de turno. Agora eles desempenham suas atividades laborais das 7h às 13h, entre segunda e sexta-feira. Hoje, o setor de Comunicação da autarquia registrou o encerramento do expediente do grupo, que tem como integrantes Claudiomiro Pereira da Silva, João Conceição de Araújo e Fagner Godinho.

Embora exaustos eles faziam planos para o fim de semana e demonstravam satisfação com o desempenho profissional. ‘Nesta manhã realizamos a limpeza de quatro - situadas na localidade de Baixadinha, Rua Guanabara, Avenida 15 de Novembro e Rua Timbé do Sul - das 16 Estações Elevatórias de Esgoto do SAMAE’, disse Fagner.

Nestes deslocamentos a equipe de jardinagem tem utilizado a camionete/furgão Sprinter, Mercedes Benz, modelo 416 CDI, um dos novos veículos adquiridos, com recursos próprios, pelo SAMAE. E no desempenho da atividade laboral, os profissionais usam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o que lhes proporciona maior segurança. A autarquia, aliás, intensifica ações para implantar, sua primeira Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

A limpeza das Estações Elevatórias feita pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Araranguá é importante para a remoção de resíduos acumulados no interior do poço, melhorando a eficiência e evitando que resíduos sólidos cheguem à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e possam comprometer as etapas do tratamento do efluente.

Como funciona uma elevatória:

Uma elevatória é um sistema formado por bombas, válvulas e equipamentos elétricos capazes de bombear a água de uma área mais baixa para sistemas de tratamento em níveis mais elevados. A Estação Elevatória de Esgoto (ETE), pode funcionar como reservatório para a coleta de água em resíduos do solo, em operações com variação de vazão.

O SAMAE mantém duas Estações de Tratamento de Esgoto. A ETE I, situada na Rua Albino Pereira de Souza, Bairro Urussanguinha, que atende os moradores dos bairros Urussanguinha, Alto Feliz e parte do Centro. Ela possui capacidade de tratamento de 135.000 l/h (Litros por hora) e tem uma rede coletora de 41,65 Km.
Já a ETE II, localizada no Parque Alvorada, atendendo habitantes dos bairros Coloninha, Vila São José e Centro, possuindo capacidade de tratamento de 132.000 l/h e dispondo de uma rede coletora de 21,53 Km.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR