Notícias

Benefícios de providenciar a ligação do imóvel a rede de esgoto

SAMAE
Benefícios de providenciar a ligação do imóvel a rede de esgoto

Araranguá

Ao providenciar de maneira correta a ligação a rede de esgoto do seu imóvel casa com a tubulação do SAMAE, você contribui para que a autarquia e o Município possam atingir os parâmetros estabelecidos pelo Marco Legal de Saneamento.
De acordo a Lei Federal nº 14.026, de 2020, o novo Marco Legal do Saneamento tem como objetivo universalizar o abastecimento de água. Um dos requisitos para é abranger, no mínimo, 99% da população com abastecimento de água tratada e beneficiar com coleta e tratamento do esgotamento sanitário, ao menos 90% dos habitantes, até 2033 no país.

Em Araranguá, aproximadamente 40% da área urbana de dispõe de acesso à rede pública de esgoto. O SAMAE dispõe de duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), que estão localizadas no Bairro Urussanguinha e no Loteamento Parque Alvorada.
A fiscalização domiciliar não tem custo. Além disso, já é uma prática do SAMAE, visando garantir a instalação correta das ligações domiciliares de esgoto, orientar moradores em caso de irregularidades e contribuir com o meio ambiente, já que a conexão adequada evita extravasamentos de esgoto nas ruas e refluxo nas casas.

Principais benefícios da coleta e tratamento de esgoto:
• Fossas sépticas ocupam espaço, além de demandar trabalho, têm gastos frequentes com manutenção.
• A diminuição dos esgotos a céu aberto contribui para acabar com doenças e infecções que atingem crianças e adultos, como a disenteria.
• A coleta de esgotos evita mau cheiro e a proliferação de ratos, baratas e insetos.
• O esgoto tratado melhora a qualidade da água de rios e daquela que está no subsolo.

Como usar a rede de esgotos:
• Não jogar restos de alimento ou lixo em geral na pia, no ralo ou no vaso sanitário.
• Dispensar óleo na rede de esgotos pode causar entupimentos e refluxo de esgoto.
• A rede de escoamento da água da chuva não deve ser interligada com as redes coletoras de esgotos. Fazer isso pode sobrecarregá-las.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR