Notícias

SAMAE Araranguá realizará ação no Dia da Água

Nesta quinta-feira, dia 22, no Dia Mundial da Água, o Serviço Municipal de Água e Esgoto de Araranguá (SAMAE) por meio do Projeto SAMAE na Escola realiza a partir das 9h na Praça das Águas um evento alusivo à data. O evento terá apresentações artísticas e culturais, abraço simbólico na Praça e exposição de desenhos.


Segundo o Diretor Geral do SAMAE, José Hilson Sasso, o objetivo da ação é conscientizar a população sobre a importância de se preservar a água e utilizá-la de forma consciente. “Nós enquanto gestores do Samae queremos chamar a atenção para a importância de preservar os recursos hídricos, pois sabemos que a água é um recurso finito e valioso, por isso precisamos aprender a consumir com consciência esse recurso que temos disponível”, disse Sasso.


Sasso lembra que Araranguá possui cinco mananciais sendo eles: Lagoa dos Bichos, Lagoa da Serra, Açude Belinzoni, Açude Manoel Angélica e Lagoa da Velhinha. Sendo que o SAMAE realiza a captação na Lagoa da Serra, Lagoa dos Bichos e Belinzoni. “Com um planejamento que acompanha o crescimento populacional de Araranguá, o SAMAE atende mais de 95% da população total do município, com redes de distribuição de água, que chegam a 450 km. São em torno de 14 mil ligações, totalizando cerca de 60 mil pessoas”, detalha.


ETAs


O SAMAE de Araranguá tem 5 estações de tratamento de água: ETA I localizada no Morro dos Conventos; ETA II Lagoa da Serra; ETA III Açude Belinzoni, ETA IV em Ilhas e ETA V localizada em Espigão da Pedra. “São cerca de 645m3/por hora de água tratada realizada pelo Samae de Araranguá”, frisa Sasso.


Reservatórios 


O SAMAE de Araranguá conta com três reservatórios de água localizados no Morro Centenário, sendo dois de concreto – um de 500mᴣ e outro de 1500mᴣ - já o de aço vitrificado tem capacidade para 1500mᴣ (Um milhão e quinhentos mil litros de água), totalizando 3,5 milhões de litros de água.


Dia da Água


Nesta quinta, dia 22, a Praça das Águas receberá a visita de diversas escolas. Terá ainda apresentação do Coral do Samae na Escola; exposição de desenhos sobre o tema água; apresentação do teatro ‘A água e homem’, onde retrata o início do mundo, quando nele haviam apenas elementos naturais, e a soberania da água como substância divina e criadora, até o surgimento de um animal estranho, chamado Homem.




Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR