Notícias

Dia do Estudante é reverenciado pelo SAMAE

DIA DO ESTUDANTE
SAMAE destaca ações desenvolvidas e comemora a data!

Araranguá

O Serviço Autônomo Municipal (SAMAE) de Araranguá tem motivos de sobra para celebrar, nesta quinta-feira, 11 de agosto, o Dia Nacional do Estudante. A autarquia mantém a filosofia de incentivar a pesquisa, o estudo, a troca de ideias e a ampliação do conhecimento.

Várias ações são feitas neste sentido. Exemplo disso é o plano de incentivo para que seus profissionais qualifiquem-se. Por meio de projeto aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo Executivo Municipal, o SAMAE disponibiliza seis bolsas de estudos para servidores, sendo três destinadas para aperfeiçoamento a título de pós-graduação e três para fins de graduação.

Além disso, desde 2012, é desenvolvido o Projeto SAMAE na Escola, que cresce em quantidade e qualidade, ao após ano. A atividade abrange palestras proferidas pela Técnica em Química Industrial, Fernanda Fernandes e pelo operador de ETA, Gilvanir Trento Tristão, visitas guiadas aos mananciais naturais onde a água é captada e a estrutura da autarquia, entrega de cartilha educativa impressa e distribuição de copos de água envasados no próprio SAMAE. Responsáveis por unidades de ensino de Araranguá interessados em agendar participação nas atividades podem fazer isto pelo fone: 3524-0837, com a coordenadora do projeto, Paula Rezena.

Estas iniciativas têm despertado interesse da classe escolar. O estudante Pedro Henrique Marcílio da Silva recentemente esteve visitando a sede da autarquia. Filho do casal Marcos Pereira da Silva (Mano) e de Kelly Marcílio, ele frequenta o 4º ano da Escola de Educação Fundamental Padre Antônio Luiz Dias, em Balneário Morro dos Conventos. Além de conhecer a estrutura da autarquia, receber informações sobre o funcionamento sobre preservação ambiental, tratamento do esgoto sanitário e abastecimento de água, o aluno levou exemplares da cartilha para sua professora e coleguinhas.

SAIBA MAIS:
A história de como surgiu o Dia do Estudante nos remete à data de 11 de agosto de 1827, quando o Imperador D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país em São Paulo e Olinda (mais tarde transferido para Recife).

Até esse dia, quem estivesse interessado em obter um curso superior, teria que ir à Coimbra, em Portugal, onde se localizava a faculdade mais próxima.

Um século mais tarde, em meio às comemorações dos cem anos dos cursos de direito, um dos participantes, chamado Celso Gand Ley, propôs que esse dia fosse o escolhido como o Dia do Estudante, sendo prontamente atendido. Internacionalmente, a homenagem aos estudantes acontece em 17 de novembro.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR