Notícias

Dia Mundial do Meio Ambiente é lembrado pelo SAMAE e FAMA

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Araranguá (SAMAE), Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA) e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, realizaram nesta quarta-feira, dia 6, uma ação de conscientização sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi celebrado neste dia 5 de junho.


As pessoas que passaram pelo Calçadão de Araranguá receberam informações sobre água e esgoto, prestigiaram a exposição de fotos com aves, e ainda levaram para casa mudas de plantas nativas como Ipê Roxo e Amarelo e de pitangas. Além disso, participaram da ação alunos da Escola Básica Jardim Das Avenidas (Caic), EEB Otília da Silva Berti da Barranca e Madre Regina.


Para o Diretor Geral do SAMAE, José Hilson Sasso, é importante lembrar da data, e provocar nas pessoas uma reflexão sobre a preservação do meio ambiente. “Cada um de nós pode colaborar adotando atitudes sustentáveis e usar nossos recursos naturais com responsabilidade”, disse.


O diretor enfatiza que a educação ambiental deve ser debatida nas escolas, onde deve ser mostrando de forma teórica e prática a importância da preservação. “O Projeto SAMAE na escola tem sido um sucesso, onde as escolas recebem uma peça teatral que aborda o tema água e esgoto. Além disso, temos profissionais capacitados para receber as escolas nas Estações de Tratamento de Água (ETA), onde é detalhado todo o processo da água”, comentou Sasso.


Segundo a diretora Administrativa do SAMAE, Margarete Timboni Baran, o resultado da ação foi bem positiva, pois as pessoas que passaram pelo Calçadão foram receptivas, assim como algumas escolas que também abraçaram a causa. “As pessoas estão consciente e questionaram os nossos técnicos sobre o esgoto, sobre o processo da água, também falamos sobre o alto índice de alumínio nos poços artesianos e salientamos a importância da água tratada para a saúde. Temos certeza que a ação alcançou seu objetivo, que era chamar a atenção da população para os problemas ambientais, bem como ressaltar a importância da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.   


As moradoras do Balneário Arroio do Silva Margarete e Lucimara Comerlato, mãe e filha, aproveitaram para levar para casa mudas de ipês. “Escolhemos o ipê por ser uma árvore grande, que dará no futuro uma boa sombra, além de ser muito bela”, disseram. 


Foram distribuídas mais de 500 mudas e cerca de 1500 copinhos de água.


Conscientização


Com o tema “#AcabeComAPoluiçãoPlástica”, a data chama governos, setor privado, comunidades e indivíduos a reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis, que contaminam nossos oceanos, prejudicam a vida marinha e afetam a saúde humana.


A professora de português do Caic, Maria Eliane, levou os estudantes do 7º Ano para participar da ação.  Segundo ela, a escola procura sempre trabalhar o tema em sala de aula, buscando conscientizar os alunos, principalmente das séries iniciais.


Os estudantes Geovane Minas da Rosa e João Manoel já sabem que pequenas mudanças no dia a dia podem fazer a diferença. Eles relataram que em suas casas há um cuidado com os gastos excessivos de água, onde buscam tomar banhos rápidos, desligar a torneira na hora de escovar os dentes e lavar as louças, evitar lavar carros e garagens com mangueiras. “Como diz o ditado: se cada um fizer sua parte, teremos um futuro melhor”, finalizou Geovane.  

  • Fique à vontade para acessar

    Nossos serviços mais utilizados abaixo

    2ª Via da conta SAC Licitações
    Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
    Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
    Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
    ACEITAR