Notícias

SAMAE investe em equipamentos para secagem de lodo em Estação de Tratamento de Água

A preocupação com o Meio Ambiente está cada vez mais presente no dia a dia, demandando soluções em tecnologia que atendam a essas necessidades. Pensando nisso, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Araranguá (SAMAE) está investido na aquisição de três Geoformas, mais conhecidas por Bag’s, para a captação de lodo gerado pela lavagem dos decantadores e filtros da ETA II, localizada na Lagoa de Serra.


Segundo o Engenheiro Químico do SAMAE, Mário Copetti, a água bruta possui impurezas em forma de cor (amarelo) e no tratamento está cor decanta nos tanques, chamados decantadores, em forma de lodo. Após 60 dias o lodo nos decantadores é descartado retornando ao manancial. “Com o tratamento proposto, este lodo irá para as Geoformas - que são colchões com material especial que irá desaguar este lodo, fazendo com que a água retorne ao tratamento e o lodo acumulado seque nestas Geoformas”, detalha.


As três Geoformas serão de 8 metros de largura e 30 metros de comprimento. “Quando estas Geoformas encherem serão levadas para um aterro sanitário, dando assim o destino correto ao lodo”, explica.


 O diretor geral do SAMAE, José Hilson Sasso, lembra que desde que assumiu a gestão da autarquia está trabalhando e investindo em equipamentos que visam a preservação do Meio Ambiente. Além disso, segundo ele está sendo legalizada as licenças ambientais das Estações de Tratamento de Água e de Esgoto. “A aquisição destes equipamentos para a secagem do lodo se faz necessário para que possamos cuidar do Meio Ambiente, descartando o lodo em um local adequado. Estes investimentos mostram o quanto o SAMAE está preocupado em investir no que traz mais qualidade de vida à comunidade”, disse.


 Geoformas


 Geoformas (Bag’s) são bolsas de tecido geotêxtil (polipropileno) utilizados para contenção, armazenamento, deságue e desidratação de lodos e diversos tipos de sedimentos.


            Licitação


 


O SAMAE lançou licitação para contratação de empresa para construção do sistema de captação de lodo gerado pela lavagem dos decantadores e lavagem de filtros da ETA - II – Lagoa da Serra. Abertura do Processo Licitatório ocorre na próxima quarta-feira, dia 11 de julho, às 15h.


 


 


Carla Costa


Assessoria de Imprensa – Samae


(48) 3524-0837


 

  • Fique à vontade para acessar

    Nossos serviços mais utilizados abaixo

    2ª Via da conta SAC Licitações
    Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
    Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
    Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
    ACEITAR