Notícias

SAMAE de Araranguá celebra 50 anos de criação e implantação

Um noite história, que ficará guardada na memória daqueles que participaram da solenidade de 50 anos do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Araranguá (SAMAE). O evento aconteceu na noite desta terça-feira, dia 26, na sede administrativa do SAMAE, exatamente na data da sua fundação (26/02/1969).


Estiveram presentes na cerimônia diversas autoridades da região, entre elas, o prefeito de Araranguá, Mariano Mazzuco Neto, o vice-prefeito, Primo Menegalli Junior, o diretor geral do Samae, José Hilson Sasso, o presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Daniel Viriato Afonso, o procurador geral do Samae, Marcos Antônio Alborghetti, a diretora administrativa do Samae, Margarete Timboni Baran, o diretor financeiro do Samae, Lourival João e o diretor de operações, Fabiano Trombim Soares. E ainda vereadores, empresários, representantes da segurança pública e de entidades.


O anfitrião da noite, o diretor José Hilson Sasso, salientou a história de tranquilidade que o SAMAE tem ao longo destes 50 anos, onde sempre foi trabalhado de forma transparente. Comentou ainda do orgulho de estar fazendo parte deste momento histórico para Araranguá. “Tenho orgulho e eterno agradecimento em fazer parte da história de 50 anos desta renomada autarquia. Temos que enaltecer o trabalho de todos aqueles que fizeram parte da nossa história, os ex-diretores, ex-prefeitos e ex-funcionários, todos sem dúvidas contribuíram para que o SAMAE chegasse até aqui sendo exemplo para todo o estado catarinense”, disse.


Ele salientou ainda que a autarquia trabalha em prol do bem comum, levando água de qualidade a todos os cidadãos araranguaenses. “Também podemos comemorar, pois Araranguá está entre as poucas cidades que possuem saneamento básico”, concluiu Sasso.


O prefeito Mariano Mazzuco enalteceu o quadro dos funcionários do SAMAE pelo ótimo trabalho desenvolvido na autarquia. 'O SAMAE é uma autarquia independente e que só vem crescendo, nunca pensamos em privatizá-la, já que sempre foi bem gerenciada. O simbolismo destes 50 anos de Samae é de honestidade, de todos os diretores que passaram por aqui. Só temos que agradecer pelo trabalho prestado estes anos todos ', finalizou o prefeito.


Ex-prefeitos


O evento homenageou 11 ex-prefeitos que fizeram parte da história do SAMAE. (Osmar Nunes; Gercino Pascoali; Lino Jovelino Costa (In memoriam); Salmi Paladini (In memoriam); Eduvirges Jovelino Pires (In memoriam); Manoel Mota; Antônio Eduardo Guizzo; Neri Francisco Garcia; Primo Menegalli, Mariano Mazzuco e Sandro Maciel) 


 


 


 


Os idealizadores


Durante a solenidade foi contada a história do SAMAE, que teve início em 1969, quando o então prefeito Osmar Nunes enviou e aprovou na Câmara de Vereadores a lei de criação do SAMAE de Araranguá. Já as atividades da autarquia iniciaram em 1970, sob a administração do prefeito Gercino Pascoali.


Os dois idealizadores do SAMAE falaram em nome de todos os ex-prefeitos e comentaram da dificuldade que foi o início da autarquia. Osmar Nunes lembrou da situação difícil que foi naquela época em que começou, onde não se podia nem tirar um copo de água do Rio Araranguá, que era poluído pelo carvão vindo da região carbonífera. Mas, enfatizou que as dificuldades iniciais valarem a pena, pois hoje a autarquia faz um trabalho de excelência.


Gercino Pascoali citou os poucos recursos e maquinários que a prefeitura tinha na época, onde a abertura de valos eram feitas sempre com o auxílio de pás e as vezes com o empréstimo de máquinas de outras prefeituras da região e ajuda de empresários. “Foi dessa forma, com a colaboração de muitas pessoas, que água foi levada também ao Balneário Arroio do Silva”, lembrou.


 


Ex-diretores


Nestes 50 anos passaram pela gestão da autarquia 18 diretores. (Jairo Ambrozini; Luiz Ernesto de Almeida; Luiz Holanda de Bezerra; Enio Rosa de Souza; José Pereira Vicente; João Pedro Paulino; Naor Batista; Antônio Eduardo Ghizzo; José Plinio Borges; Jorge Luiz Canela; Walter Pacheco Filho (In memoriam); Mário Cesa Canella (In memoriam); Joelson Cardoso da Silva; Eduviges Jovelino Pires (In memoriam); Dante Luiz Pizzatto; João Inácio Barbosa; Ernani Palma Ribeiro Filho; Everson Casagrande).


 Mais homenagens


O funcionário mais antigo da autarquia, o senhor Edson da Silva, mais conhecido por Neném, com 44 anos de empresa e também o funcionário mais novo concursado, Rafael de Quadros, que entrou no ano de 2018, foram homenageados, representando os demais funcionários.


Após as homenagens, aconteceu o descerramento da placa comemorativa de aniversário da autarquia e em seguida um coquetel foi servido a todos.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR