Notícias

Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado com ações promovidas pelo SAMAE

 


 


Um dia de conscientização, assim foi este dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Araranguá (SAMAE), a Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá e os Lions Sul, Águas Verdes e Centro promoveram no Calçadão um dia de ações voltadas a conscientização e preservação do Meio Ambiente.


As pessoas que passaram pelo Calçadão de Araranguá receberam informações sobre água e esgoto, prestigiaram a exposição de fotos com aves, receberam informações sobre adoção de animais de rua, e ainda levaram para casa mudas de plantas nativas. Além disso, o SAMAE distribuiu durante todo o dia 1500 copinhos de água.


Às 15H aconteceu uma solenidade com a presença de autoridades e entidades parceiras para celebrar a data e realizar a entrega dos prêmios aos participantes do Concurso de Redação realizado pelo SAMAE. O coral do Projeto SAMAE na Escola, da Escola de Educação Básica João Matias abriu o evento cantando as músicas Pequena Flor e Água é Vida.


Para o Diretor Geral do SAMAE, José Hilson Sasso, é importante lembrar da data, e provocar nas pessoas uma reflexão sobre a preservação do Meio Ambiente. “Hoje é dia de refletirmos sobre o que estamos fazendo para preservar o ambiente em que vivemos. Nós que representamos o SAMAE enfatizamos a importância de preservar os nossos mananciais, pois são eles que fornecem a água que bebemos e utilizamos no nosso dia a dia”, disse.


Sasso, lembrou também do Açude Belinzoni, que é considerado um aquário natural de Araranguá e de suma importância, porque abastece 70% da área urbana. “É nosso dever conservá-lo e preservá-lo. A água do manancial é uma das mais puras do estado de Santa Catarina, necessitando de poucos produtos para deixá-la potável”, disse.


Além disso, o diretor Sasso, também enfatizou importância das pessoas que já possuem saneamento básico fazerem a ligação da rede em suas casas, pois somente assim estarão ajudando a cuidar do Meio Ambiente não jogando esgoto na rede pluvial. E ainda cuidado da saúde pública. “Nós enquanto gestores estaremos sempre buscando formas de conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar do Meio Ambiente, seja evitando jogar lixo nas ruas, economizando água, preservando nossos mananciais, entre outras ações. Se cada de um de nós fazer a sua parte com certeza teremos resultados bastante positivo”, concluiu.


            O prefeito Mariano Mazzuco Neto falou diretamente aos estudantes presentes, onde os lembrou que eles são o futuro do nosso país, que a preservação e os cuidados com o Meio Ambiente devem iniciam por eles. “Todos nós temos o dever de cuidar e preservar o nosso Meio Ambiente, e são as pequenas ações do nosso dia a dia que vão refletir no futuro, por isso a importância de cada fazer a sua parte”, comentou.


 


Premiação 


O Dia Mundial do Meio Ambiente foi a data escolhido pelo SAMAE e Lions para realizar a entrega da premiação do Concurso de Redação – Terra Planeta Água – que foi lançado no Dia Mundial da Água.


As três melhores redações foram premiadas, sendo que o 1º Lugar ficou para Ana Clara de Souza Marques da Escola de Educação Básica Operária, que ganhou uma bicicleta e a escola um Notebook; o 2º lugar ficou para João Victor Pereira da Rosa da Escola Básica Municipal Jardim das Avenidas e o 3º Lugar para Stella Gomes Stecanella da Escola de Educação Básica Maria Garcia Pessi. Ambos ganharam bicicletas. As diretoras e professora das respectivas escolas foram agraciadas com flores.


            A primeira colocada, Ana Clara, foi aclamada pelos colegas ao receber a premiação. “Fiz a redação com dedicação, pois queria muito ganhar uma bicicleta e fiquei bem feliz com a primeira colocação, pois minha escola também recebeu um notebook”, falou.  


Segundo a diretora Administrativa do SAMAE, Margarete Timboni Baran, o resultado da ação foi bem positiva, pois as pessoas que passaram pelo Calçadão foram receptivas, assim como algumas escolas e entidades que também abraçaram a causa.


 


Presença


Prestigiaram o evento o prefeito Mariano Mazzuco Neto;  Diretor Geral do SAMAE José Hilson Sasso; Procurador do SAMAE Marcos Antônio Alborghetti;  Diretora Administrativa do SAMAE Margarete Timboni Baran; Diretor Financeiro do SAMAE Lourival João; Presidente do Conselho Municipal de Educação Darlan Vargas de Matos; diretor da FAMA, Luiz Leme; Manoel Martins Mendes, presidente do Lions Clube Araranguá-Sul; Luís Carlos Costa, presidente do Lions Araranguá Centro; Alcioneia Scremin, presidente do Lions Águas Verdes; Francisco Diello de Souza Secretário de Planejamento Indústria e Comércio de Araranguá; diretor de Turismo Giovane Rosa, Soldado Karoline Farias do Corpo de Bombeiros, vereador Paulo Roldão, entre outros representantes de entidades e escolas.

  • Outras Notícias

    Mais Notícias

    Fique à vontade para acessar

    Nossos serviços mais utilizados abaixo

    2ª Via da conta SAC Licitações
    Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
    Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
    Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
    ACEITAR