Notícias

Na Semana do Meio Ambiente, Samae planta mudas de Pau-Brasil

MEIO AMBIENTE
Mudas de Pau-Brasil são plantadas no jardim de acesso ao prédio do Samae

Araranguá

A Prefeitura de Araranguá, por meio da Fundação Ambiental do Município de Araranguá (Fama), realizou, na tarde dessa quarta-feira, dia 2, o plantio de duas mudas de Pau-Brasil (Caesalpina Echinata), no jardim de acesso ao prédio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). A ação faz parte da programação organizada no município visando celebrar a semana do Meio Ambiente, cujo dia oficial é 5 de junho, sábado.

O diretor geral do Samae Jairo do Canto Costa, Jairinho destacou a importância do ato, que valoriza a história e desperta maior conscientização ambiental. “Além de ser um ser vivo, a planta tem outros valores importantes como, por exemplo, contribuir para a manutenção da vida no planeta. Ela protege a terra, dá sombra; ajuda no processo de evaporação da água, participa do ciclo hidrológico e mantêm o ar úmido; além de produzir oxigênio necessário a todos os seres vivos. Escolhemos uma muda de Pau-Brasil, porque essa espécie nativa deu origem ao nome do nosso país, mas infelizmente está ameaçada de extinção. Essa sucessão de fatores deve incentivar reflexão e mudança de atitude”, afirmou.

A iniciativa contou com a presença do biólogo da Fama, João Luiz Osório Rosado; diretora administrativa do Samae, Ruana Cristiano; diretora financeira do Samae, Denise Maciel de Souza; coordenadora do Projeto Samae na Escola, Paula Rezena Damiani e do chefe de Serviços de Patrimônio e Almoxarifado, Filippe Hilário Borges.
SAIBA MAIS:
O Pau-Brasil é uma árvore nativa com grande valor simbólico para a flora brasileira e anteriormente era usado no preparado de tintas com a coloração envermelhada empregada no tingimento de penas pelos índios. Este corante de imediato passou a ser utilizado pelos europeus.
Segundo o Instituto Brasileiro de Floresta (IBF), atualmente o Pau-Brasil encontra-se protegido por lei e não pode ser cortado para fins de florestas comerciais. A espécie está oficialmente na lista de árvores ameaçadas de extinção desde 2004.
Uma árvore de pau-brasil pode atingir pelo menos 30 metros de altura e o tronco 1,5m. Além de pau-brasil, a espécie também possui outros nomes como ibirapitanga, pau-vermelho, pau-de-pernambuco, arabutã, ibirabitã, muirapitanga, orabutã, pau-rosado e pau-de-tinta.
Por meio da Lei 6 607, de 7 de dezembro de 1978, o pau-brasil foi declarado árvore nacional do Brasil.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR