Notícias

Vídeos destacam a importância da água como recurso hídrico

OLHO NO FUTURO!
Vídeos produzidos pelo Samae conscientizam estudantes sobre educação ambiental

Araranguá

Prevenir, educar e conscientizar! Essa conjugação de fatores resume o objetivo dos vídeos produzidos pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). O material foi repassado pelo Projeto Samae na Escola à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, servindo como importante subsídio para professores e estudantes.
A iniciativa integra a programação da Semana do Meio Ambiente, cujo início ocorreu em 1º de junho e o encerramento, em âmbito municipal, está previsto para sábado, dia 5, entre 9 e 13h, na Praça Hercílio Luz.

O evento é promovido pela Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA), Samae e Governo Municipal, por meio das secretarias de Educação, Cultura e Esportes; Assistência Social e Habitação e Departamento de Turismo, além de contar com a participação da ONG Educamar, Unesc e entidades protetoras dos animais.
O vídeo “Água, fonte de vida” possui duração de 3min37s e foi elaborado pela química do Samae, Fernanda Fernandes da Silva e pela estagiária de laboratório, Marina Kauling de Almeida.

Já o vídeo “Ciclo da Água” feito pela coordenadora do Projeto Samae na Escola, Paula Rezena Damiani, com narrativa do Operador de ETA, Gilvanir Trento Tristão, Gil, prolonga-se por 6m57s, sendo preferencialmente destinado a estudantes do Ensino Médio.
Entre vários assuntos, ele explica sobre os processos químicos e físicos aplicados nas cinco Estações de Tratamento de Água para que o líquido fique em condições de consumo, ou seja, torne-se potável. Outro tema destacado por Gil Tristão é que, apenas 2,7% da água do planeta é doce; desse montante, somente 0,26% é considerado de fácil acesso (rios, lagoas ou represas) e 0,002% disso constitui-se em água potável.

Em sua explanação, também observa que, as ETA’s funcionam 24h todos os dia visando garantir água de qualidade para a população. “A água é essencial para o ser humano, por isso precisamos valorizá-la. Todos podem contribuir e literalmente fazer a diferença. Preservar a natureza, em especial os mananciais de água, é fundamental. Outro fator importante é adotar medidas simples, mas que ajudam muito na economia. Vejamos alguns exemplos: Ao deixar uma torneira gotejando, a pessoa está gerando o desperdício de aproximadamente 1,4millitros de água por mês, já se no encanamento tiver uma rachadura de um milímetro, a dissipação da água oscila na casa dos 62,5millitros mensais”, explica.
Na divulgação do Samae, especialmente preparada para alunos do Ensino Fundamental, é ressaltado a importância de cuidar da água e providenciar adequado tratamento. “A água está em muitos locais do nosso planeta e sem ela é impossível viver. Todos nós, eu, você, animais e plantas precisamos dela,” enfatiza Fernanda Fernandes.
O vídeo contém áudio e ilustrações, utilizando uma metodologia de ensino lúdica e objetiva. Confira a sucessão de temas abordados:

Onde encontramos a água?
Nos oceanos, mares, rios, lagoas, açudes, nuvens e até embaixo da terra. À água também está presente nos corpos de todos os seres vivos.

Para que serve à água?
Ela é usada para saciar a sede, higienização (tomar banho, escovar os dentes), no preparo de alimentos, irrigação de plantações e geração de energia elétrica, por meio das usinas hidroelétricas.

O que é água tratada?
A água que recebemos das torneiras chamamos de água tratada. Em Araranguá existem cinco Estações de Tratamento de Água (ETE’s): ETA I, situada em Balneário Morro dos Conventos, ETA II, na Lagoa da Serra, ETA III, no Bairro Urussanguinha, ETA IV, no Distrito Hercílio Luz e ETA V, localizada na comunidade de Espigão da Pedra.
Nestes locais, a água que é retirada de lagos, açudes ou poços passa por um tratamento, tornando-se adequada para o consumo, ou seja, água potável.

Esgoto: o que é e como ocorre o tratamento?
O Samae também possui duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s), uma delas fica situada o Bairro Urussanguinha e outra no Bairro Vila São José.
O esgoto é toda à água que descartamos, o que ocorre, por exemplo quando tomamos banho, escovamos os dentes, acionamos a descarga do
vaso sanitário, lavamos roupa ou louças.
Como ajudar a reduzir o esgoto?
Ainda que à água seja disponível, existe em nosso planeta, muitas atividades humanas que acabam tornando à água imprópria para consumo de pessoas, animais e plantas. Um dos motivos disso é o lançamento de esgoto doméstico e esgoto industrial diretamente no solo, rios e mares, o que causa muitas doenças e mortes de animais. Assim é importante o tratamento de esgoto feito pelo Samae.

Entre outros benefícios, o tratamento de esgoto serve para aumentar a qualidade de vida das pessoas, animais e de todo o meio ambiente.
Quais medidas podemos adotar para economizar e valorizar à água?
Atitudes simples fazem grande diferença, como: fechar à torneira enquanto estiver escovando os dentes, lavando a casa ou à calçada usando balde; não descartando lixo no chão, além de providenciar a ligação do esgoto de sua residência, empresa ou indústria na rede do Samae. Enfim, cada um de nós é fundamental nesse processo!

A química do Samae, Fernanda Fernandes informa que, escolas de Araranguá interessadas em agendar visitas às estações de tratamento ou palestras sobre água e esgoto devem combinar estes compromissos pelo fone: 3524-1607,com Fernanda.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR