Notícias

Samae informa população a respeito da coloração da água

Samae informa população a respeito da coloração da água

Araranguá

O engenheiro químico do serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Araranguá, Mário Cesar Copetti explica que a cor turva observada na água de alguns consumidores provém do Açude Belinzoni. O problema, segundo ele foi pontual e deve ficar equacionado até, no máximo, segunda-feira, dia 14 de junho.
O engenheiro observa que, à Rua Turvo - situada junto à margem paralela superior do Açude Belinzoni - está recebendo obras de infraestrutura sanitária, o que impactou nas águas do Açude Belinzoni. “No atual estágio destes trabalhos, é realizada a implantação da rede de coleta de águas pluviais, algo que é essencial para a posterior implantação das novas tubulações de água e esgoto, além da pavimentação com camada asfáltica. Acontece que, às intensas chuvas dessa quarta-feira transportasse parte da areia usada na obra para o manancial. Isso fez com que o tom turvo predominasse na água do açude”, disse.
Mário Copetti também pondera que, a situação é permanentemente monitorada pela equipe do Samae e que medidas foram implantadas visando resolver o problema. “Normalmente, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Açude Belinzoni, no Bairro Urussanguinha, opera 23 horas por dia, fornecendo 230mil litros de água por hora. Com essa inusitada situação, o local vai temporariamente operar com uma carga reduzida, ou seja, de 8h diárias. Isto não vai amenizar os problemas no abastecimento, porque o Samae vai utilizar à água proveniente do manancial natural da Lagoa da Serra e do Morro dos Conventos” explicou.
Segundo o engenheiro do Samae, essa estratégia vai possibilitar que, entre sábado e domingo, 12 e 13 de junho, à água do Açude Belinzoni comece a readquirir sua coloração natural e, consequentemente chegue novamente em condições normais de coloração.
Cinco Estações de Tratamento:

O Samae dispõe de cinco Estações de Tratamento de Água. A ETA I, no Morro os Conventos, que abastece as comunidades de Manhoso, Paiquerê e Canjiquinha e zona urbana da cidade. A ETA II, Lagoa da Serra, abastece 40% da área urbana de Araranguá. A ETA III, Açude Belinzoni, que abastece 60% da área urbana da cidade. A ETA IV, de Ilhas, é responsável pelos Distritos de Hercílio Luz, Morro Agudo, Balneário de Ilhas e uma parte de Rio dos Anjos. A ETA V, em Espigão da Pedra, atende também as comunidades de Pontão e Barro Vermelho.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR