Notícias

Caixa padrão é obrigatória para solicitação de nova ligação de água

SANEAMENTO
Caixa padrão é obrigatória para solicitação de nova ligação de água

Araranguá

O hidrômetro, popularmente também conhecido como relógio ou medidor, é responsável por aferir a medição do consumo de água dos imóveis, proporcionando ainda o controle do uso. Desta forma, é imprescindível que o equipamento esteja abrigado de forma correta para evitar eventuais danos. Por isso, é obrigatório a construção da caixa padrão para instalação do hidrômetro, quando houver a solicitação de uma nova ligação de água e ou reativação.
Para que a ligação de água seja feita, o consumidor precisa instalar uma caixa de proteção de acordo com o padrão vigente, informado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) ao solicitar o serviço. O modelo é composto por uma caixa em policarbonato, onde o hidrômetro é instalado com conexões em PVC, conforme orientações da Autarquia. A caixa deve ser instalada na divisa frontal do imóvel, de frente para a rua, embutida no muro da residência ou em uma mureta, em casas com grades.

Entre as vantagens, a caixa padrão é desenvolvida com material resistente para garantir a segurança do medidor, já que protege contra vandalismo, furto do hidrômetro e deterioração. “Facilita também para identificar vazamentos ou fugas não-visíveis através do hidrômetro e reduz o índice de fraudes e violações, como o furto de água”, destaca o chefe do setor comercial do SAMAE, Marcio Macedo. Ele observa que, a adequada implantação favorece o acesso para leitura e manutenção do cavalete.
Além de ser exigida na solicitação de nova ligação de água, a instalação também é obrigatória em casos de segunda ligação, mudanças de ligação, remoções, alterações e mudanças de cavalete, ligações cortadas em decorrência de confirmação de fraude no sistema de abastecimento e em imóveis com dificuldade para acesso e/ou leitura do hidrômetro.

Para solicitar uma nova ligação, o consumidor precisa comparecer ao balcão de atendimento na sede do SAMAE, localizada na Rua Expedicionário Iracy Luchina, nº 711, Bairro Urussanguinha. O proprietário do imóvel deve realizar o cadastro, construir o muro ou mureta providenciar a instalação da caixa padrão – que é entregue pelo SAMAE quando é feita a solicitação da ligação de água - além de estar de acordo com a legislação vigente de instalações sanitárias.

Os custos para construção ou adaptação da estrutura em torno do hidrômetro são de responsabilidade do consumidor. Já o valor de instalação, é de R$ 223,65 (que pode ser pago em seis parcelas), mais R$ 57,00 (pagamento à vista) relativos a aquisição da caixa padrão, consistindo num repasse do fornecedor, sem acréscimo de valor.

Na foto, o auxiliar administrativo do SAMAE, Salmi Sady Paladini, faz uma simulação do modelo padrão da protetora para hidrômetro.

Outras Notícias

Mais Notícias

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR