Notícias

Os benefícios gerados pela economia da água

DICAS SAMAE:
Economizar água reduz a despesa mensal, educa e auxilia na preservação do meio ambiente

Araranguá
A pandemia do novo coronavírus gerou como uma de suas consequências, o isolamento social, medida preventiva, e com isso as pessoas precisam ficar mais em casa. Essa situação alterou a rotina e também o consumo, principalmente de água, pois além de lavar as mãos com água e sabão, outra medida protetiva, as pessoas estão utilizando mais água em suas atividades diárias.
Uma matéria publicada na Revista Águas do Brasil intitulada Água e Coronavírus, citou que de acordo com a Irish Water em 2020 pessoas lavando as mãos repetidamente durante a crise do coronavírus estão usando, em média, 24 litros extras de água por dia e o aumento da atividade de lavar as mãos e ficar em casa levou a um aumento de 20% no uso doméstico de água. Consequentemente, a instituição está fazendo campanhas para economia de água em outras atividades domésticas para não colocar o sistema de abastecimento de água sob pressão.
Além disso, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo médio per capito é de 154 litros diários, podendo chegar a mais de 200 litros/dia.
Assim, vale a pena seguir algumas dicas e evitar o consumo desnecessário:
- Feche o chuveiro sempre que possível: evite deixar o chuveiro aberto enquanto se ensaboa e ligue-o apenas quando for se enxaguar. O consumo cai de uma média de 180 para 48 litros a cada banho!
- Mantenha a torneira fechada: ao escovar os dentes, lavar o rosto ou as mãos, mantenha a torneira fechada. A economia é de 12 litros em casas e 80 litros em apartamentos.
- Cuidado com os vazamentos: por mês, 96 mil litros de água potável são desperdiçados por um buraco de dois milímetros em um cano. A quantidade de um dia é capaz de lavar todas as roupas em uma só lavagem na máquina de lavar.
- Use a descarga com consciência: se pressionada por seis segundos, cada descarga do vaso sanitário consome entre 6 e 10 litros de água.
- Lave a roupa com menos frequência e mais atenção: o consumo de uma máquina de cinco litros é de 135 litros a cada uso. Você também pode deixar a roupa acumular e lavar tudo de uma só vez.
- Não utilize a mangueira: se usada por 15 minutos, ela consome 180 litros de água! Assim, para lavar o carro, prefira um pano úmido e balde e, para regar, um regador.
- Reaproveite a água: a água do banho e da máquina de lavar pode ser reutilizada para fazer as pequenas limpezas, como a da calçada ou do carro, e principalmente para dar a descarga.
- Aposte em sistemas de reutilização: os sistemas de reuso profissionais são caros, mas um investimento que, em longo prazo, gera economia no consumo de água e ainda mais na conta.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR