SAMAE orienta para ligação correta na rede de esgoto
ANTES DAS OBRAS
SAMAE orienta para ligação correta na rede de esgoto
Araranguá
O SAMAE continua orientando os moradores para que efetuem o procedimento correto no momento da ligação de esgoto domiciliar. O objetivo é diminuir a possibilidade de conexões equivocadas, que geram diversos problemas tanto para o morador quanto para a rede pública.
Do TIL (ou caixa de inspeção) até a edificação, a ligação é de responsabilidade do proprietário. O morador precisa ficar atento para a tubulação interna, que deve possuir caixa de gordura e subcoletor para esgoto cloacal separado da drenagem pluvial de calhas, pátios ou terraços.
A fiscalização integra um projeto desenvolvido em parceria com a Prefeitura, no qual a finalidade é planejar para depois evitar prejuÃzos, transtornos e danificações nas obras públicas.
O conhecimento do processo pelos usuários na hora de fazer a ligação da rede de esgoto é fundamental. Muitas vezes a ligação realizada por conta própria, sem as conexões necessárias, acaba gerando prejuÃzos como rompimentos e obstruções das redes.
Ligações incorretas de esgoto também causam problemas como mau cheiro e contaminação do ambiente, facilitando a proliferação de doenças como: verminoses, cólera, hepatite, entre outras, devido ao esgoto que corre nas vias públicas e muitas vezes no interior de residências.