Notícias

A hora de economizar água é agora

A ONU (Oraganização das Nações Unidas) divulgou um alerta mundial sobre os efeitos da escassez da água e de acordo com pesquisadores, daqui a apenas dez anos, 48 países não terão água suficiente para suas populações.


Apesar de Araranguá não estar sofrendo os efeitos causados pela falta de água potável, já que seus reservatórios não baixaram o nível e tem água suficiente para mais de 20 anos, o Samae alerta para a importância do uso racional deste recurso natural tão importante.


“As pessoas precisam ter consciência sobre o uso da água. Acesso a água de qualidade é um direito humano, mas utilizá-la de maneira racional é um dever e uma maneira de garantir um futuro melhor”, destaca o diretor Geral do Samae, Everson Casagrande (Polaco).


Ainda de acordo com a ONU, cada pessoa necessita de aproximadamente 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene. No Brasil, o consumo pode chegar a 200 litros por dia. Por isso, ações simples e diárias são importantes para ajudar a economizar este bem tão valioso.


Alerta para economizar água diariamente


Ao escovar os dentes com a torneira meio aberta em cinco minutos, gasta 12 litros de água. Se molhar a escova, fechar a torneira enquanto escova os dentes e enxaguar a boca com um copo de água, a economia de de mais de 11,5 litros de água.


Não utilize o vaso sanitário como lixeira, jogando papel higiênico ou cigarro. Consome-se de 06 a 10 litros de água ao acionar a descarga por seis segundos.


Ao molhar as plantas durante 10 minutos o consumo de água pode chegar a 186 litros. Para economizar, utilize o regador para molhar as plantas ao invés de usar mangueira.


Uma torneira gotejando chega a desperdiçar 46 litros de água por dia, o que representa 1.380 litros por mês.


“Em uma época em que fala-se tanto da falta de água potável no mundo, se cada um fizer sua parte, muitas pessoas serão beneficiadas”, destaca Casagrande.


 


 


 


 


 


Renata Rocha 


 


 

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR