Notícias

Saiba como é feito o tratamento da água

SAMAE

Saiba como é feito o tratamento da água desde a captação até a aptidão para consumo

Araranguá

Nesta semana, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) Araranguá iniciou uma campanha de conscientização sobre a importância da água. A primeira ação incluiu a confecção de card’s da web, cuja divulgação iniciou nos endereços sociais da autarquia.

Já, a segunda etapa da iniciativa abrange publicações explicando de maneira simples e objetiva de que maneira o SAMAE realiza o tratamento da água. Neste material, o leitor fique sabendo que, a captação de água dos açudes e lagoas ocorre por meio de bombas.

Durante o processo, a água é conduzida, por meio das adutoras até as estações de tratamento, também chamadas ETA’s. Nestes locais, a água bruta, in natura é transformada em água limpa, adequada para o consumo humano, atendendo aos padrões legais de potabilidade.

Em uma ETA, o processo éfeito em etapas. Saiba como:

- Coagulação: quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determinada quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.

- Floculação - em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.

- Decantação - em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água.

- Filtração - a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro.

- Desinfecção - é aplicado na água cloro para eliminar microorganismos causadores de doenças.

- Fluoretação - é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças.

- Correção de PH - é aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.

Estações de Tratamento de Água:

O sistema de distribuição de água administrado pelo SAMAE de Araranguá abrange cinco estação de tratamento:

- ETA III (Açude Belinzoni) situada a Rua Expedicionário Iracy Luchina s/nº, que trata aproximadamente de 55,55 litros por segundo (l/s) de água, atendendo em torno de 65% da demanda atual;

- Já a Estação de Tratamento localizada na Lagoa da Serra, chamada de ETA II que tem capacidade de tratar 166,66 l/s de água atendendo outros 35% da cidade e bairros.

- A ETA I (capacidade de 33,33 l/s de água) localizada no Balneário Morro dos Conventos, que abastece as comunidades de Manhoso, Paiquerê e Canjiquinha;

- ETA IV (capacidade de 7 l/s de água) localizada no Distrito de Hercílio Luz, abastece moradores de Ilhas, Morro Agudo e uma parte de Rio dos Anjos;

- ETA V, situada na comunidade de Espigão da Pedra, que atende também as localidades de Pontão e Barro Vermelho.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR