Notícias

No SAMAE, qualidade da água é testada a cada 2h

MONITORAMENTO
Qualidade da água é analisada a cada 2h nas Estações de Tratamento

Araranguá

Monitorar, testar, coletar e analisar. Estas conjugações integram a rotina de trabalho da química do Serviço Autônomo Municipal (SAMAE) de Araranguá, Fernanda Fernandes. O objetivo, segundo ela, é garantir potabilidade da água e, por meio disso contribuir para viabilizar mais saúde e qualidade de vida para as pessoas.
A química salienta que, conforme determinação do Ministério da Saúde, a água tratada e distribuída para o consumo humano deve ser controlada. “A Portaria GM/MS Nº 888, de 4 de maio de 2021, estabelece a frequência em que as amostras de água devem ser coletadas, os parâmetros e os limites permitidos que precisam ser analisados”.
Análises de a cada 2h
Consciente disso e em consonância com a legislação em vigor, Fernanda Fernandes observa que, para atender às exigências estabelecidas pela portaria mencionada, o SAMAE de Araranguá analisa a qualidade da água desde a captação até os pontos de consumo. “Esse processo é meticuloso e criterioso. Assim, buscando assegurar à qualidade da água oferecida a população, os operadores de ETA realizam a cada duas horas, análises de Cloro residual, Fluoreto, pH, Cor e Turbidez”, explica.
Parâmetros físicos, químicos e bacteriológicos
Paralelamente, o SAMAE também procede, em seu laboratório próprio, localizado junto a Estação de Tratamento de Água III, as análises químicas sobre o controle de qualidade da água bruta e tratada. “Nas ETAs são coletadas mensalmente 9 amostras de água tratada e uma amostra de água bruta. Com essas amostras de água são feitas análises de inúmeros parâmetros físico-químicos e bacteriológicos”, ressalta.
De acordo com Fernanda Fernandes, por todo o município são coletadas mensalmente 84 amostras de água tratada, nos pontos de consumo. “Para essas amostras são realizados testes de Coliformes Totais, Escherichia Coli, Cloro residual, Fluoreto, pH, Cor e Turbidez”, revela.
Além disso, a química destaca que, por meio de um laboratório terceirizado são realizados ensaios analíticos de parâmetros microbiológicos e físico-químicos das águas brutas e tratadas, nos períodos mensal, trimestral e semestral.
Entenda os Principais Parâmetros Analisados:
Cloro - Agente químico utilizado para eliminar microorganismos e conservar a água isenta dos mesmos até a chegada nos domicílios.
Cor- Indica presença de partículas dissolvidas na água. Parâmetro de aspecto estético de aceitação ou rejeição do produto.
Turbidez- É a medição da resistência da água à passagem de luz. É provocada pela presença de material fino em suspensão na água. Parâmetro de aspecto estético de aceitação ou rejeição do produto.
pH - É uma medida que estabelece a condição ácida ou alcalina de uma água. É um parâmetro de caráter operacional que deve ser acompanhado para otimizar os processos de tratamento e preservar contra corrosões ou entupimentos das tubulações do sistema de distribuição.
Coliformes - É um grupo de bactérias que normalmente vivem no intestino de animais de sangue quente, embora alguns tipos possam ser encontrados também no meio ambiente. É uma análise utilizada como indicadora de possível contaminação microbiológica.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR