Notícias

Dia do Estagiário é destacado pelo SAMAE

DIA DO ESTAGIÁRIO!
Jovens que fazem estágio no SAMAE comentam sobre aprendizado e expectativa

Araranguá

O estágio é o primeiro passo rumo à vida profissional para milhões de jovens estudantes. É no estágio, cuja data é comemorada oficialmente nesta terça-feira, dia 18 de agosto, que o estudante tem a oportunidade de conviver com o mundo do trabalho, integrando o aprendizado da sala de aula à prática profissional, por meio do desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais.
Atualmente, o Serviço Autônomo Municipal de Águia e Esgoto (SAMAE) de Araranguá conta com 11 estagiários: Anna Beatriz Della, Eduardo João Vieira, Gabrielly Barbosa, Laíse Fagundes Pereira, Lauanne Oliveira Pimentel, Maísa das Neves Antunelli, Marina Kauling de Almeida, Matheus Filisbino Silveira, Natiele da Silva, Rafael Capeletti e Suelen da Rosa Carlos.
Eles atuam em diferentes setores e horários. O exercício da atividade, na opinião Laíse Fagundes Pereira - que faz estágio desde outubro de 2020 junto ao RH do SAMAE - representa oportunidade de constante aperfeiçoamento e ampliação de conhecimentos: “No setor de Recursos Humanos uma das situações cotidianos é a relação com as pessoas. Assim trabalho com o indivíduo de acordo com a subjetividade de cada um”, explica.
Laíse frequenta a quarta fase do curso de Psicologia da UNESC.
Já Gabrielly Barbosa, tem duplos motivos para celebrar a data. Além de ser data alusiva ao Dia do Estagiário, ela também comemora aniversário em 18 de agosto. “Fazer estágio no SAMAE tem me proporcionado satisfação, alegria e aprendizado. Estes fatores certamente qualificam a trajetória”, disse.
Gabrielly é aluna do terceiro ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Professora Dolvina Leite de Medeiros e assim que concluir esta etapa pretende cursar Medicina Veterinária.

Quem pode ser estagiário?
Estudantes que estiverem frequentando o ensino regular, em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. (Art. 1ºda Lei
nº11.788/2008).
A mesma lei define o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. O estágio integra o itinerário formativo do educando e faz parte do projeto pedagógico do curso.
Integração
Pelo Programa de Aprendizagem, o CIEE/SC colabora com as empresas para o cumprimento da Lei 10.097/00, que estabelece uma cota para participação das empresas na profissionalização de adolescentes e jovens.
Por meio do Programa de Estágios, o CIEE/SC, do qual o SAMAE participa, é ofertado às empresas a possibilidade de formar futuros profissionais com a contratação de estudantes do ensino médio, técnico profissionalizante e superior como estagiários. Contando ainda com benefícios fiscais e tributários garantidos pela Lei do Estágio.

Dia do Estagiário
O Dia do Estagiário, comemorado em 18 de agosto, foi estabelecido em 1982, com a publicação do Decreto nº 87.497/82, documento que regulamentou a lei existente sobre estágio.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR