Notícias

O caminho das águas

SAMAE
O longo caminho percorrido pela água até chegar ao consumidor

Araranguá

Antes de tornar-se própria para consumo e chegar até sua casa, a água fornecida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE)passa por diversas etapas de tratamento.
Saiba, de maneira resumida, como funcionam estes procedimentos:
Em Araranguá, o SAMAE utiliza água de três mananciais naturais.

Lagoa dos Bichos
Abastece o Balneário Morro dos Conventos. Manancial que possui uma área de 40ha com uma ótima qualidade. Em período de chuvas, há uma pequena variação em sua cor. Recebe carga poluidora de esgoto doméstico. Este manancial é abastecido por nascentes e principalmente por precipitação pluviométrica.

Lagoa da Serra (foto)
É responsável por 30% do abastecimento de água da cidade. Possui uma área total de 110,85ha, com boa qualidade. Não há variação em sua colocação. Recebe carga poluidora de esgoto doméstico.

Açude Valter Belizoni
É responsável por 70% do abastecimento de água da cidade. Possui uma área de 2,60ha, com uma excelente qualidade. Não há variação em sua qualidade. Recebe baixa carga poluidora de esgoto doméstico.

O Caminho Percorrido pelas Águas
A maioria das pessoas desconhece o longo caminho percorrido pela água até ela chegar a suas torneiras. A água, antes de chegar aos reservatórios das nossas casas, é captada na superfície. Passa, então, por uma série de etapas de tratamento, com o objetivo de purificá-la para o consumo.
As águas retiradas da superfície são tratadas nas chamadas ETAs – Estações de Tratamento de Água. Podemos dizer que essas etapas de tratamento consistem em quatro fases básicas: coagulação, decantação, filtração e desinfecção.

Coagulação
Nessa fase é adicionado à água bruta, um produto químico chamado de sulfato de alumínio. O sulfato provoca uma atração entre as impurezas em suspensão na água, formando pequenos blocos.

Decantação
Nessa fase os flocos vão ficando mais pesados, se depositando no fundo dos tanques, tornando então a água mais clara e com um melhor aspecto.

Filtração
Nessa fase a água passa através de substâncias porosas (areia, carvão) capazes de reter os flocos em suspensão que não decantaram, bem como as bactérias e demais impurezas presentes na água.

Desinfecção
Nessa fase é adicionado o cloro (hipoclorito de sódio), que tem a propriedade de eliminar as bactérias que ainda conseguiram passar pelos filtros. Essas bactérias, que são pequeninos seres vivos, muito dos quais nos causam graves doenças, são mortos pela ação do cloro.
Complementando o tratamento, é adicionado sal de flúor, para prevenir a cárie dental infantil e cal hidratada, para corrigir a acidez da água. Após essas quatro etapas, a água tratada é bombeada e, por meio de uma tubulação denominada de adutora de água tratada, é conduzida a um grande reservatório, para garantir a reserva de água do município.

Outras Notícias

Mais Notícias

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR