Notícias

Dia do Contador: a incrível história de quatro profissionais do SAMAE

DIA DO CONTADOR!
A incrível trajetória de quatro profissionais do SAMAE

Araranguá

Vanessa Soares Fernandes, Vanoir da Silva Canto, Arnaldo Fernandes e Fabrício Savi trabalham no Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Araranguá, destacam-se pela capacidade profissional, são amigos, tem experiência na área de atuação e possuem ao menos mais um fator em comum: todos formaram-se em Ciências Contábeis, além de trabalharem nesta área. E, 22 de setembro é a data dedicada a esta categoria.
O diretor geral do SAMAE, Jairo do Canto Costa observa que, apesar de simbólica, esta deferência constitui-se em uma justa homenagem aos profissionais que estudam, monitoram e avaliam as atividades financeiras de empresas, entidades e repartições públicas. “Os contadores merecem nosso reconhecimento e gratidão. O SAMAE é privilegiado por dispor de profissionais competentes, dedicados e identificados com a autarquia. Em nome destes quatro profissionais cumprimento a categoria”, elogia.

Referência feminina
Única mulher do grupo de contadores que trabalha no SAMAE, Vanessa concluiu sua graduação em Ciências Contábeis em 2011, na Unisul. Depois disso, fez pós graduação, também na Unisul e formou-se em Gestão Pública, desta vez na Unopar. “Optei por este curso porque sempre gostei de trabalhar com cálculos e também porque percebi que a formação nesta área possibilita a ampliação do horizonte profissional”, revelou.
E, o tempo comprovou que sua projeção estava correta. Sua própria trajetória é exemplo disso. Vanessa iniciou no SAMAE atuando como estagiária em 2007 e 2008. Filha de um histórico funcionário da autarquia – Felipe João Fernandes, que ingressou no SAMAE há 42,9 anos, a identificação de Vanessa com a autarquia é tamanha que, em 2009 recebeu convite e acabou contratada. Atualmente, ela é Chefe de Serviço de Licitações. “Tem profissionais que gostam da atividade que exercem. Eu confesso que amo meu ofício e sinto orgulho de trabalhar no SAMAE”, afirma.

Contador por natureza
Outro contador que escolheu esta profissão por afinidade é o Chefe do Serviço de Gestão do SAMAE, Arnaldo Fernandes. “Trabalhei por 13 anos no Escritório Linhares Contabilidade. Lá, tive oportunidade de iniciar à trajetória profissional, exercendo diferentes funções. Isto contribuiu para despertar meu interesse, bem como ampliar conhecimento. Iniciei fazendo serviços externos, passando mais tarde pelos setores de Escrita Fiscal e de Recursos Humanos. Depois participei do concurso público para ingressar no SAMAE, conquistando a segunda colocação na classificação. Assim, desde 1º de agosto de 2016 trabalho na autarquia,” comenta.
Arnaldo, que concluiu o Curso Técnico em Contabilidade na Escola Estadual de Araranguá, graduou-se em Ciências Contábeis pela Unopar e fez pós-graduação em Gestão de Pessoas na mesma universidade, destaca que, a rotina profissional requer disciplina, concentração e constante aperfeiçoamento: “Do início na atividade até hoje, muitas coisas mudaram. Por exemplo, o sistema de escrituração digital eSocial - instituído pelo Decreto nº 8373/2014 - é uma ferramenta importante para reduzir custos e dinamizar o tempo do setor contábil na hora de executar 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas”.

Mudança acertada
Já o contador Fabrício Savi completou, no dia 10 de agosto, 23 anos como profissional do SAMAE. Servidor concursado da autarquia, ele atuou aproximadamente três anos como auxiliar de Tesouraria e, em seguida assumiu a chefia do setor. “O ingresso no SAMAE, aliado a identificação com a atividade profissional motivaram-me a interromper o curso de Engenharia Química e mudar de rumo. Assim, além de fazer a graduação em Ciências Contábeis, posteriormente conclui Especialização em Contabilidade Pública,” pondera.
Apaixonado pela profissão, Fabrício salienta que é preciso associar conhecimento com permanente aprimoramento, especialmente adequando-se a utilização das ferramentas tecnológicas.

38 anos de casa
Do grupo de contadores do SAMAE, o mais experiente é o Chefe de Serviço de Contabilidade, Vanoir da Silva Canto. No dia 19 de junho, comemorou 38 anos atuando na autarquia. Ele é uma verdadeira “enciclopédia viva” quando o assunto refere-se a gestão do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Araranguá.
Dos 20 diretores que comandaram o SAMAE, desde sua implantação, Vanoir teve oportunidade de trabalhar com 16 deles. “Tive o privilégio de testemunhar os primeiros passos, a superação dos obstáculos, o crescimento e a consolidação do SAMAE como autarquia pública. Muitos profissionais dedicaram-se a esta causa. Cada um contribuiu à sua maneira e o resultado beneficia toda a comunidade” diz.
Formado em Ciências Contábeis pela Unisul em 2003, Vanoir concluiu pós-graduação em Auditoria Empresarial e para o Exercício do Magistério, em 2006.

Sobre a data
A data alusiva ao Contador foi escolhida em homenagem à criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil. O Decreto de Lei nº 7.988, de 22 de setembro de 1945, assinado pelo Presidente Getúlio Vargas, regulamentou e tornou oficial a criação do primeiro curso de ensino superior em Ciências Contábeis, na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR