Notícias

Diretor do SAMAE apresenta relatório de atividades na Câmara

TRANSPARÊNCIA
Na tribuna da Câmara de Vereadores, diretor do SAMAE faz “balanço positivo” da gestão, revela números e projetos

Araranguá

Atendendo convite da Câmara de Vereadores, o diretor geral do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Araranguá, Jairo do Canto Costa, Jairinho, participou, na noite dessa quarta-feira, dia 13, da 52ª sessão ordinária do ano. Na tribuna da Casa, ele fez um breve e objetivo relato sobre os primeiros oito meses de trabalho à frente da autarquia.
O diretor do SAMAE revelou que foi homologado um relatório contendo as ações de todos os setores da autarquia, incluindo Comunicação, Administração, Financeiro, Procuradoria Jurídica, Tesouraria, Contabilidade e Patrimônio: “A pedido nosso, cada responsável pelas diferentes áreas do SAMAE apurou em números e imagens aquilo que foi realizado entre 1º de janeiro e 31 de agosto. Também foi providenciado registros de como estava a situação de cada setor. Isso possibilita o diagnóstico, proporciona maior transparência e serve de subsídio para que saibamos onde é necessário evoluir”, ponderou.
Sobre ações específicas, Jairo Costa afirmou que, neste período de 8 meses, o SAMAE pagou três precatórios trabalhistas, cujo valor total atinge aproximadamente R$ 700 mil e também articula o pagamento de um quarto precatório, no qual a expectativa é fechar acordo até o início de 2022.

Outro fator comentado pelo diretor do SAMAE é a preocupação social. “Agradeço a parceria da Câmara de Vereadores e a sensibilidade da Prefeitura de Araranguá, que quando apresentamos demandas, pensam no bem estar coletivo, esquecendo cores político partidárias. Exemplo disso é o projeto que resultou na Lei da Tarifa Social, que oferece descontos de até 50% nas tarifas de baixa renda nos serviços de água e esgoto sanitário para famílias, cujas participantes do Cadastro Único do Governo Federal e com os pedidos avalizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. Outra iniciativa, nesse sentido, é o Programa “Conversando com o SAMAE”, possibilitando que débitos junto a autarquia possam ser renegociados, por pessoas físicas e jurídicas, em até 96 parcelas mensais”, disse.
Jairo Costa também revelou que o modelo de gestão implantado no atual mandato ocasionou uma economia de aproximadamente R$ 4 milhões e 630 mil. “O SAMAE trabalha para adquirir uma área de terra na comunidade de Lagoa do Caverá, onde existe a ideia de construir uma nova Estação de Tratamento de Água. Também pretendemos edificar uma Estação de Tratamento de Esgoto no Morro dos Conventos, o que implica na aquisição de um terreno.

Foi destacado, o plano para compra da área situada ao lado da Estação de Tratamento de Água do Morro dos Conventos, o que vai permitir atender a região do Distrito Hercílio Luz. Este último projeto está diretamente associado a construção da nova ponte. Hoje, aquelas localidades são abastecidas com água de ponteira e, com este investimento, vamos mudar esta realidade”, ponderou.
Ainda na tribuna da Câmara, o diretor do SAMAE não escondeu sua emoção ao lembrar, pela primeira vez publicamente que, enquanto presidente da Câmara de Vereadores liderou o projeto que culminou com a construção da atual sede da Casa Legislativa – inaugurada em 2009 - em espaço amplo, moderno, que é referência em nível de região e Estado. “Digo isso para destacar que, quando a gestão é feita de maneira planejada e eficaz, os resultados são consequência”, finalizou.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR