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Após pedir e conquistar revisão da fatura, “Dona” Alda elogia rápida ação do SAMAE

RECÁLCULO: SAIBA COMO PROCEDER
Após pedir e conquistar revisão da fatura, “Dona” Alda elogia rápida ação do SAMAE

Araranguá

A aposentada Alda Laurindo Espíndola, de 76 anos, ficou radiante de alegria quando recebeu a confirmação de que o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Araranguá atendera seu pedido, providenciando o recálculo dos valores da tarifa mensal. A solicitação junto à autarquia foi intermediada pelo sobrinho dela, o empresário do setor gastronômico José Carlos. Como rotineiramente ocorre em situações semelhantes, após receber a reivindicação, os técnicos do SAMAE analisaram detalhadamente o caso, comprovando que havia um pequeno vazamento na tubulação. Assim o recálculo foi feito, resultando na substancial soma de valores, chegando-se a cobrança de R$ 40,67, o correspondente a tarifa básica.

Viúva, mãe de cinco filhos e morando sozinha – ou melhor, na companhia de Deus, como fez questão de dizer – ela ocupa, há mais de 35 anos, uma aconchegante casa situada junto à Rua Maranhão, no Bairro Jardim das Avenidas. “Todos os meses procuro pagar antecipadamente as tarifas. Com o tempo a gente aprende a simplificar as coisas para evitar aborrecimentos, seguindo o curso normal da vida. Nessa situação específica, adoto uma série de medidas visando economizar o consumo de água. Não compreendia de que maneira a cobrança atingia um valor muito maior do que o habitual”, explicou.

Disposta a verificar o que havia realmente ocorrido, “Dona” Alda, não pensou duas vezes ao contratar um encanador. O profissional revisou a rede de tubulação interna e executou consertos, constatando a existência de um pequeno vazamento em uma das conexões. “Feito o serviço e identificado o problema comentei com meus familiares, de maneira aleatória, sobre o episódio. Nesse momento o sobrinho José Carlos resolveu interceder. Ele reuniu a documentação e encaminhou ao SAMAE, que para minha alegria e, por questão de justiça, percebeu a procedência do pedido, imediatamente providenciando o ajuste nos valores”, afirmou
Emocionada com a sucessão de fatos, a aposentada destacou a atenção recebida e eficaz solução: “Gostaria de agradecer aos servidores do SAMAE, em especial ao diretor da autarquia, Jairo do Canto Costa, Jairinho, que interferiu pela resolução deste problema de maneira ágil. Outro dia escutei uma entrevista sua numa emissora de rádio e pensei que seria gratificante elogiar a atual gestão pelo excelente trabalho”, ponderou.

O QUE FAZER:
Quando ocorrer aumento extraordinário do consumo de água, devido a vazamentos não visíveis na instalação interna, o SAMAE poderá, mediante análise técnica, efetuar revisão da fatura tomando por base o consumo médio dos últimos três meses, desde que o conserto tenha sido comprovadamente executado, mediante cobrança do serviço de vistoria.
Para tanto, o usuário deverá dirigir-se até o setor Comercial da autarquia – que fica aberto das 7 às 19h, de segunda à sexta-feira – a fim de efetuar o requerimento.

No entanto, não será concedido desconto nas tarifas caso sejam constatados nos seguintes casos:
- Vazamentos em tubulações visíveis;- Torneiras e mangueiras quebradas ou deixadas abertas;
- Vazamento em caixa de descarga de banheiros e caixas d’água;
- Máquina de lavar roupa que não está ligada caixa d’água ;
- Interligações com fontes alternativas de água.

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