Notícias

A importância da boa conservação do hidrômetro

SAMAE
A importância da boa conservação dos hidrômetros e dicas para fazer leitura

Araranguá

O hidrômetro - também conhecido como medidor ou relógio - é o aparelho instalado para registrar o consumo de água do imóvel. Dependendo do tempo de uso e das condições de conservação, ele se desgasta, havendo a necessidade de substituição por um novo equipamento.
Exatamente por isso, um hidrômetro em boas condições é essencial para que seja feito o cálculo do valor da cobrança tarifária. Essa operação fundamenta-se na medida de metros cúbicos (m³) de água consumida.

Um leiturista do SAMAE devidamente autorizado e identificado é responsável por visitar empresas e residências para fiscalizar o funcionamento dos hidrômetros, bem como acompanhar as medições mensalmente.

A ligação clandestina (gato), realizada pelo usuário pode ser considerada como crime de furto de água, conforme artigo nº155 do Código Penal. O valor da multa por violação do lacre do hidrômetro ou extremidades é de R$ 468,38. Já a multa por violação do ramal (cavalete), ou hidrômetro corresponde a R$ 936,78. Além disso, em caso de ocorrer reincidência na violação do ramal (cavalete), hidrômetro, lacre ou extremidades, está previsto um acréscimo de 100% (cem por cento) sobre o valor da primeira violação, e assim sucessivamente.

Embora muitas pessoas não saibam, a interpretação da medição de consumo é simples. Confira passo a passo:

1 - m³ = 1000 litros - Metros cúbicos de água consumidos;
2 - Centenas de litros;
3 - Dezenas de Litros;
4 - Unidade de medida;
5 - Litros;
6 - Décimos de litros;
7 - Selo do INMETRO.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR