Notícias

Diretora financeira do SAMAE destaca Outubro Rosa

OUTUBRO ROSA
Diretora financeira do SAMAE destaca importância do combate ao câncer de mama

Araranguá

Em 19 de outubro foi celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama. Nesta data e durante todo o mês, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Araranguá intensifica ações ao Outubro Rosa. Assim, todas às noites, a parte frontal da sede da autarquia recebe iluminação com raios cor-de-rosa. Além disso, as servidoras vestem roupas alusivas à campanha e a maioria delas utiliza os lacinhos confeccionados com fita de cetim visando provocar reflexão e atitude em relação à causa.

O interior do prédio do SAMAE também recebeu decoração temática. Na recepção da autarquia são disponibilizados panfletos contendo informações importantes, incluindo alerta sobre a prevenção, a importância do auto exame e do diagnóstico precoce sobre o câncer de mama e o câncer de colo do útero.

Em âmbito nacional os dados são preocupantes. Nos indicadores oficiais, consta que o câncer de mama tem maior incidência em mulheres acima dos 50 anos de idade e que mais de 18 mil perderam a vida para a doença, somente em 2019. Por outro lado, com o diagnóstico precoce e tratamento, em 95% dos casos é possível obter a cura da enfermidade.

À diretora financeira do SAMAE, Denise Maciel de Souza, de 34 anos de idade, elogia à Campanha Outubro Rosa, considerando essencial a propagação de esclarecimentos, orientações e alertas. Trabalhando na autarquia desde 5 de março deste ano, Denise é formada em Administração, pós-graduada em Gestão Financeira pela Unisul e, atualmente é acadêmica do curso de Ciências Contábeis, na Unesc.

Para realizar estas múltiplas funções, ela destaca que a boa saúde é essencial. “Cuidar dos afazeres domésticos, dedicar-se a família, estudar e trabalhar fazem parte da rotina da maioria das mulheres. Isso requer alguns aspectos fundamentais como disciplina, dedicação e boa saúde. Frequento regularmente o médico e, entre outras especialidades consulto o ginecologista. Neste contexto, sinto-me lisonjeada em apoiar a iniciativa do SAMAE, cuja finalidade é justamente ajudar na divulgação de questões como prevenção, cuidados, exames e orientações.”

Outras Notícias