Notícias

No Dia do Coletor, programa de reciclagem do SAMAE é destaque

USTENTABILIDADE
No Dia do Coletor de Resíduos, SAMAE é exemplo em reciclagem de materiais

Araranguá

No dia dedicado ao coletor de resíduos – 21 de outubro – o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Araranguá destaca a importância destes profissionais e também das pessoas e entidades que desenvolvem ações visando contribuir para preservação do meio ambiente, contribuindo para uma vida mais sustentável. Cada cidadão pode fazer à sua parte, seja em casa, no trabalho e por meio de atitudes responsáveis.
O SAMAE, por exemplo, adota a filosofia de selecionar, armazenar e providenciar o descarte de materiais para uma empresa recicladora. “Os resíduos de materiais como tubos conexões e de plástico, ferro; o papelão nos quais são acondicionadas mercadorias, como é o caso das caixas padrões e até os antigos lacres dos hidrômetros são cuidadosamente separados e depois ficam reservados no depósito pelos servidores da autarquia. Em seguida, este material é destinado para reciclagem. Isso nos permite literalmente unir o útil ao agradável, pois além de cumprir o objetivo sustentável, ainda gera aproximadamente R$ 120 mensais. O valor é repassado a “caixinha dos servidores”, contribuindo para situações pontuais” explica o engenheiro Mario Cesar Copetti.

Com a experiência de quem ingressou no SAMAE há mais de 23 anos – 1º de julho de 1998 – ele salienta que, devido a conscientização da direção e equipe de trabalho, a autarquia adota e aprimora ano após ano, o conceito dos três “Rs” - reduzir, reutilizar e reciclar-, que inclui mudanças no comportamento para diminuir o impacto dos resíduos na natureza”.

TEMPO MÉDIO PARA DECOMPOSIÇÃO DE ALGUNS MATERIAIS:
Papel: 3 a 6 meses
Chiclete: 5 anos
Saco plástico: entre 30 e 40 anos
Copos plástico: 50 anos
Vidro: mais de 4000 anos
Alumínio: de 200 a 500 anos
Borracha: indeterminado
Latas de conserva: 100 anos
Madeira pintada: 13 anos
Pano: de 6 meses a 1 ano
Fralda descartável: 600 anos
Linha de Nylon (de pesca): 650 anos

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR