Notícias

Campanha Novembro Azul é abordada pelo SAMAE

SAMAE AUXILIA NA CONSCIENTIZAÇÃO
Vem aí, o Novembro Azul, campanha de alerta ao câncer de próstata!

Araranguá

A decoração temática, a iluminação externa do prédio da sede do SAMAE, bem como a distribuição de panfletos explicativos e o uso de peças de vestuário por parte dos servidores, durante este mês, tem ajudado a despertar conscientização quanto a importância da prevenção e tratamento do câncer de mama e do câncer de colo do útero. A Campanha Outubro Rosa segue até 31de outubro.

O SAMAE também está preparando decoração, iluminação e ações temáticas referentes ao Novembro Azul. Nesta campanha, o objetivo é advertir sobre a importância dos cuidados em relação ao câncer de próstata. A diretora administrativa da autarquia, Michele Ungaratti Broilo, salienta que, a iluminação externa da sede do SAMAE, com raios azuis, será acionada na noite de segunda-feira, dia 1º de novembro. Além disso, segundo ela, o material impresso distribuído pela Secretaria Municipal de Saúde alertando e explicando como proceder, prevenir e tratar a enfermidade será disponibilizado aos visitantes e clientes na recepção e nos balcões de atendimento.
Também são confeccionados fitinhas azuis em cetim para que os servidores utilizem como adereço. Outra estratégia é decorar os acessos dos ambientes internos de trabalhos com bigodes falsos e laços, com o objetivo de propagar a conscientização da importância do cuidado da saúde masculina, especialmente do câncer de próstata.
Conforme a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Prevenção e tratamento:

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida.

Outras Notícias