Notícias

A beleza do manancial natural no Açude Belinzoni

CARTÃO POSTAL
Contraste de cores da água, dezenas de tartarugas e vegetação do Açude Belinzoni formam cenário inspirador

Araranguá

Ao executar uma tarefa profissional, o diretor geral do SAMAE, Jairo do Canto Costa e o engenheiro Mário Copetti desfrutaram do privilégio de apreciar a presença de dezenas de tartarugas e também a linda oscilação de diferentes tons na cor da água contrastando com a vegetação que circunda o Açude Belinzoni, um dos mananciais naturais do município.
Existe um antigo e eficiente jargão popular dizendo que “o plano saiu melhor do que a encomenda” e, neste caso foi exatamente isto que aconteceu, possibilitando literalmente unir o útil ao agradável. O célebre poeta e crítico inglês, John Ruskin (1819 - 1900), já preconizava que: A natureza pinta para nós, dia após dia, quadros de infinita beleza, se tivermos olhos para ver...”

A princípio, a missão da dupla era conferir a situação da estrutura do local, porém Jairo do Canto Costa revela que foi impossível não contemplar a exuberante beleza natural da área. O local, aliás, é apreciado por inúmeras pessoas - especialmente famílias inteiras e crianças – que admiram a flora, fauna e o ecossistema.
Além de constituir-se num verdadeiro cartão postal de Araranguá, o Açude Belinzoni abastece a ETA III, responsável por fornecer água para aproximadamente 65% da população.

SAIBA MAIS:
O saudoso Walter Belinzoni, gaúcho e natural de Porto Alegre casou-se com à araranguaense Maria Barbosa em 1943, radicando-se na Cidade das Avenidas em 1946.

Extremamente reservado e caseiro, o casal realizava muitas ações assistenciais e filantrópicas e, por meio de suas empresas gerava emprego e renda, contribuindo, consequentemente, para elevar a circulação de riqueza e melhorar qualidade de vida de muitas pessoas. Em 1951, Walter – que era exímio empreendedor e empresário, inclusive mantinha o famoso engenho situado em frente ao açude, onde ainda existe o imponente chaminé feito com tijolos de barro - naturalmente ingressou na política, elegendo-se prefeito, e realizando uma gestão caracterizada pelo dinamismo, renovação e planejamento.
Em Araranguá, ele, entre outros locais, ele está eternizado ao emprestar seu nome para o açude e também para logradouro público, além de deixar um legado de obras e bondade.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR