Notícias

Campanha 'Se liga na rede' conscientiza população

SANEAMENTO BÁSICO

SAMAE intensifica campanha “Se liga a rede”



Araranguá



O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Araranguá intensifica ações sobre os inúmeros benefícios de providenciar a implantação da rede de esgoto.

Uma dessas iniciativas é a campanha “Se Liga na Rede!”

Destacando que, entre as principais vantagens, geradas pela adoção desta providência, consta a diminuição da poluição, auxílio na preservação do meio ambiente, conservação de recursos naturais e proteção da saúde pública, inclusive ajudando a evitar doenças como hepatite, verminoses, cólera, entre outras.

Além disso, as ligações das residências a rede de esgoto do SAMAE estão estabelecidas no Programa Cidades Sustentáveis, do qual Araranguá faz parte, desde 2013. E, com o Novo Marco Legal do Saneamento, a meta do Governo Federal é alcançar a universalização até 2033, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90%, ao tratamento e à coleta de esgoto.

O diretor geral do SAMAE, Jairo do Canto Costa, Jairinho, enfatiza que,conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), para cada R$ 1,00 investido em saneamento, R$ 4,00 são economizados em saúde pública.

Em Araranguá, o tratamento é feito nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) I e II, situadas, respectivamente, no Bairro Urussanguinha e no Parque Alvorada. Nestas Estações, por meio de processos químicos e biológicos de decomposição, o esgoto é adequadamente tratada.



PASSO A PASSO:

Providenciar a ligação de sua residência a rede de esgoto sanitário do SAMAE é mais simples do que parece.



Veja como proceder:



- Se a sua rua já possui rede coletora com tratamento de esgoto, é necessário identificar onde está a tubulação, fossa ou sumidouro de sua casa.



Depois disso, você deve direcionar todo o esgoto e mais a saída da caixa de gordura para um único tubo coletor, que nada mais é do que um tubo que recebe todas as ligações, unindo o esgoto em um só lugar.

- O tubo coletor é um cano em declive, que serve para levar todos os dejetos até a rede coletora do SAMAE.

- Finalmente, é só instalar o tubo à rede coletora do SAMAE, que fica na calçada de sua residência.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR