Notícias

Química do SAMAE comenta sobre produtos usados na água

QUALIDADE
Química do SAMAE comenta sobre produtos usados na água para deixá-la própria para consumo

Araranguá

Você sabe quais produtos são adicionados na água para torná-la própria para o consumo humano? E ainda, qual a finalidade deste tratamento?
Resumidamente, o tratamento que realizado pelo SAMAE na água - com produtos específicos, têm a função de remover os agentes que podem provocar contaminações e doenças.
A química do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Araranguá, Fernanda Fernandes destaca, a seguir quais os produtos químicos utilizados pela autarquia e explica suas finalidades:

1) Sulfato de Alumínio tem a função de aglomerar partículas sólidas (sujeira) que se encontram na água, formando flocos e facilitando a sua remoção;

2) Hipoclorito de Sódio: além de ser desinfetante, funciona como oxidantes da matéria orgânica com a função principal de eliminar microrganismos causadores de doenças. É ele que garante a qualidade da água nas redes de distribuição e nos reservatórios;

3) Cal hidratada: corrige o pH da água para que não mantenha, em excesso, características ácidas ou alcalinas, que possam ser prejudiciais à saúde. Inclusive, é ela que protege as canalizações das redes, dos reservatórios e das casas, contra corrosão ou incrustação;

4) Fluorssilicato de Sódio (Flúor): a adição do flúor é exigida pela legislação atual do Ministério da Saúde. Sua função é reduzir a incidência da cárie dentária, especialmente no período de formação dos dentes, que vai da gestação até a idade aproximada de 15 anos.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR