Notícias

Saiba sobre a importância da ligação na rede de esgoto

SANEAMENTO
Saiba os benefícios de fazer a correta ligação na rede de esgoto

Araranguá

Ninguém quer esgoto a céu aberto, nem rios e praias poluídos. E os rios e lagoas de Araranguá são mananciais cuja água apresenta excelente qualidade, que precisa ser cuidada, valorizada e preservada. Hoje, aproximadamente 40% da cidade - que corresponde a aproximadamente 63 quilômetros de rede - dispõe de acesso à rede de esgotamento sanitário, mas milhares de residências, estabelecimentos comerciais e indústrias ainda não providenciaram esta ligação.
A coleta do esgoto que sai da sua casa, empresa ou indústria está diretamente relacionada à saúde e à qualidade de vida das pessoas da sua família e da sua comunidade. Existem muitas doenças que estão relacionadas à falta de saneamento básico, tais como diarreia, dengue, leptospirose e infecções gastrointestinais.

Segundo dados do BNDES, cerca de 80% das doenças e 65% das internações hospitalares estão ligadas à falta do saneamento básico.
É por isso que o SAMAE planeja intensificar o trabalho de vistorias, por meio do Programa ‘Se Liga na Rede’. O plano, segundo o diretor geral Jairo do Canto Costa, Jairinho, é contratar, por meio de licitação, uma empresa que terá como principal missão passar em todos os imóveis para orientar sobre a maneira correta da ligação.
O programa do SAMAE funcionaria da seguinte maneira: o proprietário receberia um comunicado solicitando o agendamento da vistoria, que consiste em uma série de testes com corante em cada ponto hidráulico do imóvel. Ao final do processo, o responsável receberia uma notificação detalhando o que precisa ser adequado, com prazo de 90 dias para regularização. A ligação da rede de esgoto é obrigatória, conforme estabelece a Lei Federal nº 11.445/07, também conhecida como Lei do Saneamento Básico.

O que deve ir para a rede de esgoto:
- Água de banho e descarga;
- Água de lavatórios, como pia de cozinha, banheiro, tanque;
- Ralos de escoamento de banheiros, cozinha, área de serviço;
- Água de máquinas de lavar roupas e louças;
- Água utilizada por quaisquer outros equipamentos geradores de esgotos domésticos.

O que não deve ir para a rede de esgoto:
- Água da chuva;
- Papéis e panos;
- Restos de comida;
- Óleo de cozinha;
- Cigarros;
- Plásticos;
- Cabelo;
- Fraldas, absorventes e preservativos;
- Outros objetos que possam entupir o encanamento.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR