Notícias

Licitação visa contratar empresa que vai fiscalizar ligações na rede

SE LIGA NA REDE!
SAMAE vai contratar empresa para fiscalizar as ligações nas redes de esgotamento sanitário

Araranguá

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), providenciou o lançamento do Edital de Licitação nº 31/2021 visando à contratação de empresa de engenharia para a prestação de serviços técnicos de fiscalização de ligações de esgoto no sistema de coleta e tratamento público em Araranguá.

Cronograma:
Pelo cronograma estabelecido, os envelopes contendo a documentação e proposta de preços deverão ser entregues até às 16h30min, do dia 23 de dezembro de 2021, no setor de protocolo do SAMAE.

Já a abertura destes envelopes acontece na mesma data, só que a partir das 16h30min, no mesmo local. Conforme o edital, o valor máximo que o SAMAE propõe-se a pagar pelo presente objeto é de até R$ 442.000,00 (quatrocentos e quarenta e dois mil reais).

Adesão precisa melhorar
O engenheiro do SAMAE, Everson Casagrande, Polaco – em destaque na foto - estima que, das 4,5 mil residências, empresas e indústrias situadas em locais que dispõe de rede de tratamento do esgoto sanitário, aproximadamente 1,5 mil já providenciaram as ligações de maneira correta. ‘O número está abaixo da expectativa, por isso a autarquia vai contratar uma empresa cuja missão será fiscalizar estas ligações, primeiro orientando as pessoas, depois concedendo um prazo para adequação e, persistindo o problema, autuando os responsáveis pela infração’, comenta o diretor. A ligação na rede de esgoto é obrigatória, conforme Lei Federal nº 11.445/07.

Prejuízos:
Quando não tratado, o esgoto contém inúmeros agentes patogênicos, microorganismos, resíduos tóxicos e nutrientes que provocam a proliferação de organismos nos corpos d’água e que causam a poluição e o desequilíbrio no ecossistema.
Problemas causados pela ociosidade na rede de esgoto:
Proliferação de doenças, entre as mais comuns estão cólera, leptospirose, disenteria bacteriana e parasitoses, além do agravamento de epidemias como a dengue e a febre amarela.

Os rios que recebem esse líquido são contaminados e a disponibilidade hídrica fica ainda mais reduzida, pois os mananciais perdem o seu padrão de consumo.

Outro problema associado à baixa adesão às ligações de redes de esgoto é o mau cheiro em alguns locais. Isso ocorre por causa dos esgotos que correm a céu aberto e também pelo baixo fluxo de escoamento do esgoto na tubulação, que o retém por mais tempo que o previsto, eliminando odores gerados pelas suas reações químicas.

Além disso, as ligações ociosas limitam as vantagens dos investimentos em saneamento, já que o trabalho de implantação de infraestrutura não é aproveitado, sem contar o custo social, que acaba sendo muito alto.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR