Notícias

Ações para evitar o desperdício de água no verão

SUSTENTABILIDADE
SAMAE sugere ações para evitar o desperdício de água no verão
Araranguá

De acordo com o calendário cronológico, o verão inicia no dia 21 de dezembro, assim as temperaturas ficarão mais elevadas. Uma das maneiras de amenizar os efeitos do calor é o consumo de água, tanto para matar a sede, quanto para se refrescar ou para realizar outras atividades diárias. O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Araranguá destaca algumas medidas que todos podem adotar viando evitar o desperdício e aproveitar ainda mais a estação.

O desperdício de água pode ser reduzido, por exemplo, evitando banhos demorados e desligando o chuveiro enquanto usa o sabonete, não lavando carros ou calçadas com mangueiras, não deixando a torneira aberta enquanto escova os dentes ou lava as louças. Quando utilizar o vaso sanitário é preciso moderar nas descargas. A válvula ou caixa de descarga devem ser reguladas periodicamente. Praticando todas essas ações, os clientes podem economizar 1.065 litros de água.

É preciso ficar atento também às torneiras mal fechadas. Uma torneira gotejando, por exemplo, gasta 46 litros de água por dia. Ao tomar esses cuidados, é garantido um verão mais consciente com o consumo de água.

Veja quantos litros podem ser economizados nas atividades diárias:

Lavando a louça
Economia que pode ser obtida: 97 litros

Tomando Banho
Economia que pode ser obtida: 160 litros

Lavando a calçada
Economia que pode ser obtida: 250 litros

Utilizando o vaso sanitário
Economia que pode ser obtida: 14 litros

Lavando o carro
Economia que pode ser obtida: 520 litros

Escovando os dentes
Economia que pode ser obtida: 24 litros
Total de economia: 1065 litros de água.

Outras Notícias