Notícias

Novas ligações devem contar com caixa padrão para hidrômetro

SAMAE
Caixa padrão é obrigatória para solicitação de nova ligação de água

Araranguá

É imprescindível que o hidrômetro fique abrigado de forma correta para evitar eventuais danos, dissabores e prejuízos. Além disso é obrigatório a construção da caixa padrão, que é o espaço estrategicamente planejado para acoplar o hidrômetro, quando houver a solicitação de uma nova ligação de água e ou reativação.

Para que a ligação de água seja feita, o consumidor precisa instalar uma caixa de proteção de acordo com o padrão vigente, informado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) ao solicitar o serviço. O modelo é composto por uma caixa em policarbonato, onde o hidrômetro é instalado com conexões em PVC, conforme orientações da autarquia. A caixa deve ser instalada na divisa frontal do imóvel, de frente para a rua, embutida no muro da residência ou em uma mureta, em casas com grades.
Entre as vantagens, a caixa padrão é desenvolvida com material resistente para garantir a segurança do medidor, já que protege contra vandalismo, furto do hidrômetro e deterioração. ‘Facilita também para identificar vazamentos ou fugas não-visíveis através do hidrômetro e reduz o índice de fraudes e violações, como o furto de água’, destaca o chefe do setor comercial do SAMAE, Marcio Macedo. Ele observa que, a adequada implantação favorece o acesso para leitura e manutenção do cavalete.
Além de ser exigida na solicitação de nova ligação de água, a instalação também é obrigatória em casos de segunda ligação, mudanças de ligação, remoções, alterações e mudanças de cavalete, ligações cortadas em decorrência de confirmação de fraude no sistema de abastecimento e em imóveis com dificuldade para acesso e/ou leitura do hidrômetro.

Para solicitar uma nova ligação, o consumidor precisa comparecer ao balcão de atendimento na sede do SAMAE, localizada na Rua Expedicionário Iracy Luchina, nº 711, Bairro Urussanguinha. O proprietário do imóvel deve realizar o cadastro, construir o muro ou mureta providenciar a instalação da caixa padrão, que é entregue pelo SAMAE quando é feita a solicitação da ligação de água - além de estar de acordo com a legislação vigente de instalações sanitárias.

Os custos para construção ou adaptação da estrutura em torno do hidrômetro são de responsabilidade do consumidor. Já o valor de instalação, é de R$ 223,65 (que pode ser pago em seis parcelas), mais R$ 57,00 (pagamento à vista) relativos a aquisição da caixa padrão, consistindo um repasse do fornecedor, sem acréscimo de valor.

Outras Notícias