Notícias

SAMAE atualiza 2.089 bens móveis e imóveis

PATRIMÔNIO
SAMAE atualiza cadastramento dos seus 2.089 bens móveis e imóveis

Araranguá

Credenciado pela experiência conquistada por meio do constante aperfeiçoamento e também pelo fato de trabalhar há 21,4 anos no Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), o auxiliar administrativo Roberto Porto Daros, Betinho, é o responsável pelo setor de Patrimônio. Assim, em sua rotina profissional constam atividades como: executar registro, controle e arquivo de todo serviço de caráter administrativo, financeiro, pessoal ou material; preparar índices e fichários, mantendo-os atualizados; preencher formulários, fichas, cartões e transcrever atos oficiais; codificar dados e documentos, além de providenciar material de expediente.

Ele destaca que o setor de Patrimônio do SAMAE evoluiu consideravelmente, especialmente devido a ação integrada que é realizada com os departamentos de Compras e Licitação, o que facilita a análise: ‘O inventário se mostra indispensável para auferir se o controle está sendo efetivo pelo nosso setor, assim como conscientizar os servidores que é de sua responsabilidade o zelo com o bem público. O valor dos bens móveis perfaz um montante expressivo que requer efetivo controle’.

No mês de janeiro foi iniciada a atualização do inventário dos bens móveis e imóveis do SAMAE de Araranguá. São aproximadamente 2.089 itens cadastrados, cuja verificação serve para confirmar sua existência, estado de conservação e utilização nos locais para os quais foram destinados. O trabalho inclui todas as áreas da autarquia, desde as cinco Estações de Tratamento de Água (ETA’s), as duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s), Administrativo, Financeiro, Licitações, Contabilidade, Almoxarifado, Frota, Comunicação, entre outros. ‘Além disso, o monitoramento dos bens do SAMAE é feito permanentemente, inclusive todos os meses é apresentado um relatório ao diretor geral da autarquia, Jairo do Canto Costa, Jairinho. A previsão é que o inventário anual completo esteja atualizado e concluído até dezembro deste ano.

Betinho Daros enfatiza a importância de que o controle patrimonial mantenha os registros atualizados, expressando a realidade do valor informado no Balanço Patrimonial do SAMAE. ‘O inventário é indispensável para auferir se o controle está sendo efetivo pelo nosso setor, assim como ajuda a conscientizar os servidores que é de sua responsabilidade o zelo com o bem público. O valor dos bens móveis perfaz um montante expressivo que requer efetivo controle’.

Outras Notícias