Notícias

Caixa d'água: a importância da prevenção!

CAIXA D'ÁGUA
A importância de manter uma reserva de água em sua casa, empresa ou indústria

Araranguá

Instalar uma caixa de água na sua casa, empresa ou indústria é um dos melhores investimentos que você pode fazer visando benefícios para sua saúde, bem estar e conforto. Neste contexto, uma das sugestões do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) é providenciar a implantação, manutenção e abastecimento de caixa de água. Esta medida é preventiva, garantindo o fornecimento de água, mesmo quando a autarquia é obrigada a interromper o abastecimento para consertar um vazamento, higienizar os reservatórios ou resolver qualquer outro problema.

Saiba como fazer isso:
Assente a caixa de água sobre uma superfície plana, rígida e nivelada, sem a presença de pedras, detritos ou pontas que possam danificar o produto. O apoio deve ter resistência suficiente para suportar o peso da caixa cheia.

Dimensione a caixa de água do seu imóvel. Lembre-se que todos os equipamentos hidráulicos (torneiras, chuveiros, máquina de lavar, entre outros) devem estar conectados à caixa de água.

Mantenha a caixa de água sempre bem tampada, para evitar que insetos e animais sujem a água. Limpe a caixa de água a cada seis meses, para garantir a qualidade da água que sua família consome. A caixa não deve ser apoiada diretamente sobre o solo ou ser enterrada total ou parcialmente. Também não deve ser instalada sobre terreno arenoso ou desnivelado.

Para prevenção em casos de desabastecimento, recomenda-se sempre um reservatório individual com capacidade maior do que o consumo diário por pessoa. Por exemplo, uma casa com cinco pessoas consome, em média, 750 litros por dia. Por isso, a recomendação seria comprar um modelo com capacidade entre 800 a 1 mil litros. A caixa d’água deve ficar em uma superfície plana e que suporte o peso dela cheia. Geralmente, este local é feito de concreto e nivelado. Não se deve aterrar uma caixa d’água, portanto ela deve ficar no mesmo nível do imóvel na parte superior.

Como higienizar:

Misture água sanitária na água e esfregue o fundo e as paredes da caixa com a escova de nylon limpa. Retire toda a água com o auxílio de balde e panos. Abra o registro de entrada de água ou retire a boia e encha toda a caixa. Continue com o registro de saída fechado.

Com a caixa cheia, adicione 2L de água sanitária para cada 1000L e deixe agir por duas horas. A cada meia hora use esta solução para limpar as paredes e as bordas da caixa. Após este tempo de espera, feche a entrada de água e abra a saída de água que abastece a sua casa e deixe a água descer pelo encanamento. Este processo vai desinfetar os canos.

Não consuma essa água, cuidado. Abra as torneiras e dê descarga para dar sequência na desinfecção das tubulações e também aproveite a água para faxinar o chão e os banheiros. Quando a caixa estiver vazia, abra o registro de entrada e inicie o abastecimento novamente. Tudo pronto para consumir uma água limpa.

Manutenção preventiva:
É de extrema importância fazer a manutenção preventiva das instalações hidráulicas e a limpeza da caixa d’água no tempo certo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, várias doenças estão ligadas à qualidade da água. Uma vez a água contaminada, pode transmitir doenças pelos alimentos que foram lavados, ingestão da água ou apenas pelo contato da pele com a água.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR