Notícias

Como escolher o tamanho ideal e higienizar a caixa d'água

SAMAE
Como escolher o tamanho ideal e higienizar a caixa d’água

Araranguá

Medidas simples podem auxiliar no uso racional da água, na redução das despesas e também servem como prevenção. O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) destaca a importância dos domicílios implantarem caixas d’água.

Para definir o tamanho apropriado ao comprar esse tipo de reservatório é importante fazer um cálculo simples. Tenha em mente que cada pessoa consome cerca de 150l/dia em casas e 200l/dia em apartamentos. Além disso, indica-se ter reserva para dois dias. O cálculo para saber qual o tamanho ideal seria: número de pessoas x 150 ou 200 (litros/pessoa.) x 2 (dias). Por exemplo, se 3 pessoas em um imóvel, precisamos no mínimo de uma caixa com 1.200 litros, seguindo esse racional (3 moradores x 200 litros x 2 dias).

Confira algumas recomendações do SAMAE para a limpeza da caixa d'água:

1 Feche o registro geral ou amarre a boia.

2 Esvazie a caixa, sem agitar a sujeira. Em condições normais, utilize a água.

3 Quando o volume de água estiver a 20 centímetros do fundo do reservatório, feche a saída da caixa e as torneiras. Com uma rolha ou uma bucha de pano limpo, tampe a saída da tubulação, evitando que a sujeira entre pelo cano.

4 Não use esfregão para não danificar a caixa. Não use sabão, detergente ou outros produtos químicos. Use somente água.

5 Remova toda a água suja com o auxílio de baldes ou panos limpos.

6 Enxágue a caixa e retire a água. Retire os tampões e feche a torneira. Coloque na caixa d'água hipoclorito de sódio a 10%, comprado em casas de química. Para caixas de 1 mil litros, coloque 1 litro. Para caixas de 500 litros, coloque meio litro.

7 Encha a caixa de água. Depois de cheia, amarre a boia.

8 Não use essa água por duas horas.

9 Esvazie a caixa, abrindo as torneiras da casa. Deixe secar o fundo do reservatório.

10 Feche as torneiras, abra a entrada de água e encha o reservatório. Depois de lavar a tampa, feche totalmente a caixa e anote a data em que foi realizada a limpeza.

11 Antes de utilizar a água, abra as torneiras por dois minutos, para descartar o líquido com elevado teor de cloro que estava nos canos.

12 Programe-se para fazer nova limpeza a cada seis meses.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR