Notícias

José Ireno Pereira, 42 anos de SAMAE

42 ANOS DE SAMAE
Operador de ETA, José Ireno Pereira ‘abre o coração’ e comenta sua trajetória na autarquia

Araranguá

O operador de Estação de Tratamento de Água (ETA), José Ireno Pereira, Deco já iniciou contagem regressiva para completar - em 1º de junho de 2022 - nada menos do que quarenta e dois anos como servidor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE).

Nesta quinta-feira, ele recebeu a visita de representantes do setor de Comunicação do SAMAE. Em descontraída entrevista, Deco demonstrou privilegiada memória, conhecimento, humildade, rara sabedoria e amor pelo trabalho.

Entre tantos assuntos, ele revelou que sempre residiu no mesmo local – na comunidade de Lagoa da Serra – ao lado da Estação de Tratamento de Água (ETA II – Professor Jairo Ambrozini). ‘Nossa família está aqui há cinco gerações. O pioneiro foi meu pai, o saudoso Oscar Reus. Nos dedicávamos a agricultura cultivando especialmente mandioca e fumo, além da pecuária, mas esta última servia apenas para abastecer a família com leite e queijo’, recorda.

E é justamente em um hectare destas terras que foi implantada a ETA II. Em 1980, ele vendeu uma parcela da área para que o Município de Araranguá pudesse desenvolver o projeto da Estação de Tratamento Água. ‘Naquela ocasião, o prefeito era o finado Salmi Paladini que convenceu-me a fazer o negócio oferecendo a oportunidade de trabalhar no SAMAE. Pensei e resolvi aceitar a proposta, até porque se vendesse parte da área da lavoura precisaria ter outra fonte de renda. De lá para cá, o tempo literalmente voou. A autarquia superou adversidades e consolidou-se. Tive oportunidade de acompanhar esta evolução, ampliar conhecimento e conquistar a amizade de inúmeros colegas. Enfim, trabalho no SAMAE há aproximadamente 42 anos’.

A entrevista com detalhes, depoimentos, fotos e curiosidades sobre a trajetória profissional de José Ireno Pereira, Deco, uma das ‘lendas vivas do SAMAE’ será divulgada no dia 18 de fevereiro, sexta-feira.
Na mesma data , também será publicada reportagem sobre mais três protagonistas da história do SAMAE: o chefe de Serviço de Contabilidade, Vanoir da Silva Canto (38 anos e meio de casa); o operador de Estação de Tratamento de Água, Felipe João Fernandes (há 40,5 anos na autarquia) e o mecânico de hidrômetro Edson da Silva, ‘Seu’ Nenê (com 46,10 anos de SAMAE).

Vale a pena reservar esta data na agenda! As quatro trajetórias são exemplo de superação, subsídio para aprendizado e o mais importante: constituem-se em verdadeiras fontes de inspiração para a vida!

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR