Notícias

SAMAE investe na arborização com árvores frutíferas

ARBORIZAÇÃO
Mudas de árvores frutíferas são destaque nas áreas de convivência do SAMAE

Araranguá

Além da sede administrativa, situada junto a Rua Expedicionário Iracy Luchina, nº 711, no Bairro Urussanguinha, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Araranguá, também possui estruturas físicas nos reservatórios de água (Morro Centenário, Bairro Coloninha e Balneário Morro dos Conventos), nas cinco Estações de Tratamento de Água – ETA´s (localizada em frente ao Açude Belinzoni, no Bairro Urussanguinha, Lagoa da Serra, Balneário Morro dos Conventos, Distrito Hercílio Luz e Espigão da Pedra), nas duas Estações de Tratamento de Esgoto - ETE’s (uma situada junto a Rua Albino Pereira de Souza, no Bairro Urussanguinha, outra localizada no Bairrro Parque Alvorada).
Em todos estes locais, a direção do SAMAE tem incentivado o plantio de árvores. Normalmente no acesso destes espaços, a opção é pelas plantas ornamentais, porém nas áreas internas, a preferência recai sobre árvores frutíferas, incluindo espécies como ameixa amarela (cujo nome científico é Eriobotrya japônica), pitanga (Eugenia uniflora), acerola (Malpighia emarginata), jaboticaba (Plinia cauliflora), laranja ((Citrus × sinensis), araçá (Psidium cattleianum), bergamota (Citrus bergamia), manga (Mangifera indica) e pêssego (Prunus pérsica), entre outras.

A ação, que foi iniciada em gestões anteriores, recebeu planejamento e incentivo, proporcionando diversos benefícios como embelezamento, arborização, valorização do meio ambiente e bem estar: ‘Este iniciativa conta com apoio dos servidores, os quais agradeço publicamente. As árvores oferecem frutos, que são alimentos saudáveis e altamente nutritivos, além de proporcionar arborização e, ao mesmo tempo, contribuir no acolhimento das aves e também deixando o ambiente mais agradável, além de colaborar para a preservação da fauna e da flora. Dentro do possível são cultivadas espécies, cujo clímax acontece em diferentes estações do ano’, destaca o diretor geral do SAMAE, Jairo do Canto Costa, Jairinho.
No entorno destes espaços ainda há diversidade de flores, chás medicinais e até uma muda Pau-Brasil (Caesalpina Echinata), que foi plantada em junho de 2021, numa parceria entre SAMAE, Prefeitura de Araranguá e FAMA, em ação alusiva a Semana do Meio Ambiente.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR