Notícias

Vanoir da Silva Canto é homenageado

38,5 ANOS DE SAMAE
Vanoir da Silva Canto destaca crescimento da autarquia e gestão integrada

Araranguá

O Chefe do Serviço de Contabilidade, Vanoir da Silva Canto ingressou na autarquia em 19 de junho de 1983, portanto há 38 anos e meio. Depois de atuar como tesoureiro - e inclusive colaborar como leiturista, sempre que possível, devido ao reduzido efetivo de profissionais, na época - assumiu, em 1991, o Departamento de Contabilidade.

Entre 1983 e 2004, o SAMAE investiu gradualmente na implantação do sistema de medição da rede de abastecimento. ‘Este procedimento é um capítulo importante na história da autarquia, pois interferiu diretamente na arrecadação financeira, possibilitando planejamento e, logicamente, viabilizando maiores investimentos na estrutura, bem como na preservação dos mananciais naturais de água’, observa.

Ele lembra que, durante a gestão comandada por Jorge Luiz Canella, entre 1º de janeiro de 1993 e 9 de abril de 1996, iniciou-se o processo para implantar, com maior rigor, o sistema de medição na água fornecida aos usuários. Também destaca que, a execução desta iniciativa ocorreu de maneira gradativa, prolongando-se por longos anos. ‘A medição 100% da rede de abastecimento de água mobilizou seis diferentes gestões, ficando consolidada em 2004, quando Dante Luiz Pizatto era diretor do SAMAE’, disse.

Vanoir revela ainda que, a gestão liderada por Naor Batista, entre 1983 e 1988, caracterizou-se pela austeridade administrativa, algo que considera essencial para gerar maior equilíbrio entre receita e despesa. Esta filosofia possibilitou a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA III), situada junto à Rua Expedicionário Iracy Luchina, próximo ao Açude Belinzoni,’ recorda.

Vanoir lembra que, quando iniciou suas trajetória, o SAMAE dispunha de escassa estrutura. ‘O transporte da equipe de trabalhadores era feito em uma camionete Chevrolet S-10 movida a gasolina, que gastava muito combustível, então, visando conter os excessivos gastos foi necessário providenciar uma adaptação para uso do gás veicular. Além disso, não havia aparato de equipamentos comparável ao atual, por isso a maioria dos consertos era realizado manualmente.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR