Notícias

Garrafas PET's transformadas em artesanato

SUSTENTABILIDADE
Encanador do SAMAE produz artesanato reaproveitando materiais

Araranguá

Trabalhando no Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) há 23,9 anos, o encanador Ronaldo Junior Cardoso aprendeu desde cedo a literalmente ‘fazer mais com menos’, porém foi na autarquia que desenvolveu e passou a executar, na prática, ações sustentáveis. O resultado disso é a utilização de técnicas racionais e integradas com o objetivo de reduzir despesas e evitar desperdício de material. No SAMAE tudo é milimetricamente calculado!

Ao longo dos anos, a autarquia foi implantando de maneira gradativa a filosofia dos 4Rs da sustentabilidade, que incide em Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. ‘As raras sobras de material usado nas conexões, ligações são cuidadosamente armazenadas e posteriormente comercializadas com empresas de reciclagem. O Valor arrecadado reverte em melhoria e ações de bem estar para os próprios servidores’, argumenta o engenheiro químico da autarquia, Mário Copetti.

A filosofia do SAMAE tem demonstrado resultados tão eficazes que inspira a maioria dos servidores a fazerem ações semelhantes em seus lares. Exemplo disso é o encanador Ronaldo Junior Cardoso, que coleta garrafas plásticas para confeccionar artigos de artesanato sustentável. ‘No natal produzi adornos que, além de ajudar na preservação ambiental, auxiliaram na renda familiar e despertaram ainda mais o verdadeiro sentido no Nascimento do Menino Jesus. Agora já estou fazendo trabalho semelhante para a Páscoa. Em consequência disso confecciono e comercializo cestinhas, artigos de decoração, porta toalhas e vasos com o tema Páscoa’, revela.

O artesanato sustentável de Ronaldo (WhatsApp: (48) 98818-4806) tem mobilizado seus familiares e colegas de SAMAE, que contribuem com a arrecadação de garrafas pet’s. Muitos trazem material de casa para que ele prepare seus artigos, enquanto outra parte é arrecadada durante os eventos, nos quais a autarquia tem participação.
Em 2022, a Páscoa - celebra a ressurreição de Jesus no terceiro dia após sua crucificação no Calvário - ocorre no dia 17 de abril, domingo.

Você sabia...

...que PET é uma sigla para polietileno tereftalato?

...que uma garrafa PET pode demorar, segundo o Ibama, de 200 a 600 anos para se decompor no meio ambiente?

...que a reciclagem de uma tonelada de plástico economiza 130 kg de petróleo?

...que o Brasil é um dos maiores recicladores mundiais de PET? Aqui, quase 60% das garrafas descartadas são recicladas, afirma a Associação Brasileira da Indústria do PET (ABIPET).

...que as garrafas PET e outros plásticos jogados nos rios e no mar liberam substâncias tóxicas que contaminam a água com o passar do tempo? Além disso, o Instituto de Química da UnB afirma que milhares de animais aquáticos morrem todos os anos ao confundir plástico boiando na água com comida. Isso porque o resíduo pode bloquear o estômago ou perfurar os intestinos dos animais.
• Fonte sobre dados técnicos: IBAMA e Câmara Federal.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR