Notícias

Fragmentos da história do SAMAE

53 ANOS
SAMAE comemora neste sábado, dia 26, mais um aniversário de fundação

Araranguá

Neste sábado, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) comemora 53 anos de fundação. As fotos, em anexo, integram o acervo publicado pela historiadora Michelini Vargas de Matos Rocha, retratando diferentes épocas e importantes capítulos na história da autarquia, incluindo a inauguração do Reservatório de Água, em 1973, no Morro Centenário; a implantação do sistema de água tratada em Balneário Arroio do Silva, com a presença do saudoso prefeito Salmi Paladini e o passeio de canoa feito por Maria Barbosa Belinzoni e crianças no Açude Belinzoni.

Dona Maria foi casada com finado prefeito Walter Belinzoni. O casal era proprietário de um engenho - onde hoje situa-se o imponente chaminé, as margens da Rua Iraci Luchina - onde era produzido farinha de mandioca e farinha de milho. Quando faltava matéria prima, a rtede de energia elétrica era deficiente ou os equipamentos apresentavam problemas, Dona Maria, uma araranguaense, solicitava que os trabalhadores do engenho ajudassem na limpeza do manancial natural, que posteriormente fora batizado como Açude Belinzoni, um dos principais mananciais naturais de água natural do município. Agindo assim, ele colaborava para preservar o meio ambiente e também contribuía para que os trabalhadores - que na época recebiam por dia - tivessem renda para o sustento de suas famílias.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR