Notícias

Uso correto das redes de água e esgoto

SANEAMENTO
SAMAE reforça orientações sobre uso das redes de água e esgoto

Araranguá

O descarte irregular de resíduos sólidos na rede coletora de esgoto, juntamente com o lançamento de águas de chuvas, são as principais causas de entupimentos. Atualmente a autarquia atende aproximadamente 98%da população com água tratada, enquanto cerca de 40% conta com um sistema de redes coletoras de esgotos.

A correta utilização da rede de esgoto deve ser uma preocupação de todos os usuários. A conscientização é a principal forma de prevenção. ‘Outro problema é a ligação de água da chuva nos sistemas de esgoto, o que também compromete o seu funcionamento. Quando as redes de drenagem e de esgotamento sanitário são interligadas indevidamente, aumentam as chances de extravasamentos na cidade’ alerta o engenheiro químico do SAMAE, Mario Cesar Copeti.

Credenciado por trabalhar autarquia há 23,8 anos, ele orienta que a água da chuva coletada nas calhas seja direcionada às redes de drenagem, que são separadas das tubulações de esgoto. ‘Essa conexão inadequada entre as duas redes tanto pode causar problemas nas residências, o que é um transtorno para o morador, como para o funcionamento das estações de tratamento, unidades fundamentais para que o esgoto seja depurado e possa voltar à natureza sem causar danos.’

Confira algumas dicas:

- Nunca descarte o óleo usado diretamente no ralo, procure informação sobre o descarte adequado com o SAMAE;

- Ao pentear o cabelo ou fazer a barba, retire os fios que tenham caído na pia e coloque-os no lixo;

- Instale peneirinha em todos os ralos da sua casa;

- Mantenha os ralos de chuveiro, pia e tanque sempre limpos, assim material sólido não será levado para o sistema de esgoto.

- Ao lavar a louça, raspe todo resto de alimento e descarte no lixo orgânico;

- Nunca descarte resíduos como: preservativos, absorventes femininos, cotonetes, roupas íntimas ou qualquer outro tipo de resíduo sólido no vaso sanitário.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR