Notícias

Dia Internacional da Mulher!

DIA DA MULHER
SAMAE faz homenagem e destaca importância das guerreiras

Araranguá

Sobram motivos para fazer homenagens e celebrar o Dia Internacional da Mulher, cuja data é 8 de março. No Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) elas são essenciais para o bom desempenho do trabalho desempenhando múltiplas funções: serventes, diretoras, auxiliares administrativas, estagiárias, telefonistas, técnicas em química e saneamento. Mais do que isso: com sua visão aguçada e criatividade, contribuem para alegrar o ambiente de trabalho e exercem atividades voluntárias como campanha de arrecadação de tampinhas, que são destinadas a entidades beneficentes; o cultivo de flores e participação ativa em diversos conselhos municipais.
Além da rotina profissional, as mulheres dedicam-se para o lar, onde são mães, esposas e organizam as tarefas da família. Em alguns casos, elas são pai e mãe ao mesmo tempo e ainda desempenham profissões secundárias para elevar a renda familiar. ‘Consciente da importância do Dia Internacional da Mulher, o SAMAE vai oferecer uma pequena lembrança – uma rosa, um cartão personalizado e um doce – para cada guerreira. É uma maneira singela de demonstrar nosso reconhecimento e gratidão’, observa o diretor geral da autarquia, Jairo do Canto Costa, Jairinho.

EXEMPLOS
A Bacharel em Direito Ana Maria Piazza, por exemplo, trabalha há quase oito anos no SAMAE e não mede esforços para preservar o bem estar da sua família. Casada com o contador e perito contábil Jonatan Kindermann Machado, ele enfrenta esta rotina esbanjando alegria: ‘Ao lado do filho Arthur, de 12 anos, estamos (na primeira foto) cada vez mais unidos. No dia a dia nos organizamos e tentamos dividir as tarefas. Hoje é dia de agradecer a Deus pela família, pelo trabalho e reconhecer o esforço de todas as guerreiras que lutam por um mundo melhor’, afirma.

Já Denise Maciel de Souza, que é formada em Administração e está cursando Ciências Contábeis intensifica os estudos com as tarefas do lar e a função de diretora financeira do SAMAE.
Casada com o policial militar Vitor Hugo de Souza, com quem tem o filho João Vitor (na segunda foto), ela defende a igualdade de direito entre homens e mulheres. ‘Desde cedo, ainda quando morava com os pais Vanilda Maciel e Manoel Maciel aprendi a valorizar a família e o papel exercido pelas mulheres. Ela, aliás, é quem me inspira e serve como exemplo. Assim entendo que existem infinitos motivos para celebrar. Isto resume a importância do Dia Internacional da Mulher’, comenta.

ORIGEM
Suas sementes foram plantadas em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres.
A proposta de tornar a data internacional veio de uma mulher chamada Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres.
Ela deu a ideia em 1910 durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague. Havia 100 mulheres, de 17 países, presentes, e elas concordaram com a sugestão dela por unanimidade.

A data foi celebrada pela primeira vez em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. E seu centenário foi comemorado em 2011 — então, neste ano, estamos tecnicamente comemorando o 111º Dia Internacional das Mulheres.
Mas o Dia Internacional das Mulheres só foi oficializado em 1975, quando a ONU começou a comemorar a data.
E se tornou uma ocasião para celebrar os avanços das mulheres na sociedade, na política e na economia, enquanto suas raízes políticas significam que greves e protestos são organizados para aumentar a conscientização em relação à contínua desigualdade de gênero.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR