Notícias

Lenoir Leandro: 'O bom filho a casa torna'

SEGUNDA CASA
Lenoir Leandro revê colegas do SAMAE, onde trabalhou por 33 anos

Araranguá

O provérbio ‘O bom filho a casa torna’ é antigo e ao mesmo tempo verdadeiro, ilustrando com absoluta fidelidade a visita que o aposentado Lenoir Leandro fez aos colegas do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) na tarde desta quinta-feira, dia 10. Sua presença na autarquia caracterizou-se pela emoção e nostalgia, especialmente nos diálogos com dois ex-colegas: o engenheiro químico Mário Copetti e o chefe do setor de Contabilidade, Vanoir da Silva Canto.

Lenoir trabalhou na autarquia por 33 anos, intercalando as funções de instalador de rede de água, coordenador de equipe e chefe do setor. ‘Ingressei neste trabalho no dia 5 de janeiro de 1970.
Naquele época, a entidade – denominada SAMAE há 55 anos - ainda chamava-se Fundação de Serviços da Saúde Pública (FSESP), cuja principal atribuição era tratar e distribuir água por meio de poços artesianos, que ficavam localizados nos diversos bairros de Araranguá’, disse.

Ele sente-se privilegiado por ter testemunhado boa parte da evolução da autarquia. ‘No início o transporte dos trabalhadores era feito em uma camionete que possuía gás como combustível para evitar despesas com gasolina, já que s recursos financeiros eram escassos’. Der acordo com Lenoir, os tempos eram outros. Não havia tecnologia, equipamentos sofisticados ou máquinas a disposição. Assim, as operações e consertos eram feitos utilizando ferramentas manuais como pás, enxadas e picaretas.

Aposentado há duas décadas e residindo ao lado da família no Bairro Jardim das Avenidas, ele também destaca que, na década de 70, o SAMAE adquiriu suas primeiras Estações de Tratamento de Água: a ETA I, situada em Balneário Morro dos Conventos e a ETA 2, localizada junto à comunidade de Lagoa da Serra. Já em 1980, ele relata que ocorreu a instalação da ETA 3, nas imediações do Açude Belizoni, considerada a menina dos olhos do SAMAE até hoje. ‘Nestas idas e vindas fica o legado do aprendizado profissional, da consciência de ter contribuído para o desenvolvimento do município e, acima de tudo, a satisfação pela conquista de amizades leais e sinceras’, revelou.

Outras Notícias

Mais Notícias

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR