Notícias

Muro de gradil na estação que trata lodo

ESTRUTURA
SAMAE está implantando muro de gradil na estação de tratamento de lodo

Araranguá

Na manhã desta terça-feira, o diretor administrativo do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Elton Ferreira esteve observando a retomada das obras de gradil concreto armado no entorno da estação de tratamento de lodo da ETA I, as margens da ARA-227, Rodovia Manoel Valmiro Gonçalves, em Balneário Morro dos Conventos.

Os trabalhos no local estavam temporariamente paralisados devido às chuvas dos últimos dias. Elton, que foi recepcionado pelo operador de ETA, lúcio Luiz Luchina, gostou daquilo que ouviu e presenciou. ‘Os investimentos na estrutura e no mobiliário feitos pela gestão comandada pelo diretor Jairo do Canto Costa valorizam ainda mais o trabalho dos servidores e também proporcionam maior segurança’, elogiou Lucio.
Ele é funcionário efetivo da autarquia desde 9 de março de 1998. A vistoria ao local foi acompanhada pelo leiturista do SAMAE, Hideraldo Luiz Bertoncini. Nesta quinta-feira, dia 17, completam-se quatro anos da inauguração da ETA Morro dos Conventos.
O muro de gradil em concreto armado - semelhante aqueles implantadas no Ginásio de Esportes João Mário Canella (Bolha) e no Centro Multiuso - terá 117,2 metros de extensão e 2m40cm de altura, além de fundação e pilares.

Ação ambiental
Concluída em agosto de 2021, a estação de tratamento de lodo fica situada ao lado da ETA I e representa uma condicionante cuja principal finalidade é proporcionar maior preservação do meio ambiente. Até então o lodo era arremessado com produto químico no manancial da Lagoa da Serra e, ambientalmente, essa prática não é permitida.
O lodo é gerado pela ETA devido à sedimentação dos flocos que ocorre nos decantadores, onde ficam retidos. Esse material é constituído de resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos provenientes da água bruta e, principalmente, grandes concentrações de sais, decorrentes da adição de produtos químicos e polímeros condicionantes do processo.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR