Notícias

Reunião avalia e planeja rumos do SAMAE

GESTÃO PARTICIPATIVA
SAMAE realiza planejamento visando definir investimentos em obras, serviços e tecnologia

Araranguá

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Araranguá adotou um modelo participativo de gestão. Em consequência disso são realizadas algumas ações, entre as quais encontros com responsáveis pelos setores de trabalho proporcionando a troca de ideias, avaliações, sugestões e pareceres técnico, para juntos pensarem no “SAMAE do futuro”.
Esse formato de participação dos servidores por meio de reuniões continuará pelos próximos meses. ‘A ação tem como objetivo propiciar novas visões para planejar a definição dos investimentos em obras e tecnologia, criação dos procedimentos operacionais e das rotinas de manutenção’, observa o diretor geral do SAMAE, Jairo do Canto Costa.

Reunião participativa
A expectativa é atingir excelência na prestação dos serviços tanto na eficiência, quanto na qualidade do trabalho entregue à comunidade. Segundo engenheiro químico, Mario Cesar Copetti, cada servidor tem algo positivo a contribuir, e facilitando essa comunicação fica estimulado o alcance da melhor qualidade no atendimento e na prestação de serviço. O engenheiro trabalha no SAMAE há 33, 8 anos e coordena o Departamento de
Abastecimento de Água.

Ampliando e qualificando
Um dos temas debatidos na reunião desta quarta-feira à tarde, dia 17, referiu-se a possibilidade de iniciar o projeto para construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), desta vez junto à comunidade de Lagoa do Caverá. No local, o SAMAE já adquiriu uma área de terra com aproximadamente 4 hectares.
Outra situação abordada foi o plano para qualificação da área de tecnologia utilizada nos serviços da autarquia, que receberá investimentos e melhorias.

Também foi destacado a expectativa de que, até o mês de maio, a empresa contratada via licitação, deve iniciar a fiscalização das ligações das residências, empresas e indústrias onde já existe esta estrutura. Esta medida está prevista na Lei Federal nº 11.445/07, também conhecida como Lei do Saneamento Básico.

Resultados práticos
O último encontro da equipe de trabalho teve o mesmo objetivo gerou diversos resultados práticos, entre os quais, a ação que resultou no acordo para pagamento de R$ 4 milhões em precatórios. ‘Este débito era antigo, ocasionando multa de 1% ao mês mais atualização monetária. Além disso, durante a negociação com credores o SAMAE conseguiu reduzir em aproximadamente um milhão o valor do débito’, explica o Procurador Geral do SAMAE, advogado Giancarlo Soares de Souza.
Outra iniciativa implantada foi a aquisição e uso, por parte dos funcionários do SAMAE, dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

Equipe mobilizada
Os encontros de trabalho contam com a participação do diretor geral do SAMAE, Jairo do Canto Costa; Procurador Geral da autarquia, Giancarlo Soares de Souza; Assessor Jurídico, Gian Carlos Goetten Setter, assistente administrativa, Ana Paula Piazza; Chefe de Contabilidade, Vanoir da Silva Canto; Chefe de Gestão de Pessoas, Arnaldo Fernandes; Chefe de Licitações, Vanessa Soares Fernandes; responsável pela Tesouraria, Fabrício Savi; engenheiro Everson Casagrande (Polaco), Diretor do Departamento de Esgotamento Sanitário; engenheiro Mario Cesar Copetti, Diretor do Departamento de Abastecimento de Água; Diretor Administrativo , Elton Ferreira; Diretora Financeira, Denise Maciel de Souza; secretária Michele Ungaratti Broilo; Controlador Interno, Álvaro da Conceição; coordenadora do Projeto SAMAE na Escola, Paula Rezena, Chefe do Almoxarifado, Edson Silva (Nenê) e Assessor de Comunicação, João Carlos Silva.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR